Neste magnífico livro, somos brindados com uma verdadeira Obra Prima da Literatura Científica, que combina criação intelectual com divulgação da Ciência em seu mais alto nível. À medida em que nos aproximados ao final da leitura, vamos sentindo um gostinho de “quero mais”, além de uma maravilhosa sensação de que nossa percepção sobre o mundo se tornou mais completa e nossa forma de enxergar a Natureza foi enriquecida e ampliada.
Mesmo para quem nunca se interessou por Ciência, esta é uma leitura extraordinariamente agradável. Para quem gosta de Ciência, este livro é sem dúvida uma fonte inestimável de prazer e aprendizado.
A proposta de uma nova fórmula para cálculo de IMC é o tema central, mas os conteúdos abordados vão muito além disso.
Biomedicina, Astronomia, Cosmologia, Geometria Fractal, Geometrias n-dimensionais, Epistemologia, História da Ciência, Engenharia de Estruturas e Ciência de Dados são alguns dos temas abordados nesse texto fascinante, que além de informar, instruir e entreter, cumpre um importante papel social, por revolucionar a maneira como se deve calcular o índice de massa corpórea, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente crianças, que são as mais prejudicadas pelo uso da fórmula tradicional.
Por meio de uma linguagem clara e acessível, ao mesmo tempo em que mantém o mais elevado rigor científico, Hindemburg compartilha alguns de seus conhecimentos em diferentes áreas e descreve, passo-a-passo, os processos cognitivos que o levaram a perceber porque a fórmula de IMC está errada e como deveria ser realizado esse cálculo da maneira correta. Ao longo do texto, o autor nos conduz por uma encantadora viagem intelectual e histórica, cobrindo tópicos como a transição do sistema Geocêntrico para o Heliocêntrico, os fundamentos da Geometria Fractal, uma apresentação extremamente didática do conceito de 4a dimensão, dá uma verdadeira aula magna sobre a interpretação de gráficos complexos e detecção de fraudes, mostrando numerosas sutilezas estatísticas que têm passado despercebidas nos últimos 170 anos, culminando com a demonstração de como deve ser a fórmula correta para cálculo de IMCH.
Esta é uma leitura obrigatória não apenas para universitários e profissionais das áreas de Saúde, Engenharia e Estatística, mas também para todas as pessoas interessadas em Ciência, Matemática, Física e que aspiram ter uma compreensão mais profunda e mais correta sobre como aplicar o Método Científico no estimulante processo de aquisição do conhecimento.
Hindemburg é um polímata autodidata, detentor de alguns recordes mundiais em atividades intelectuais, um dos quais está registrado no Guinness Book 1998, páginas 110-111. É membro das principais sociedades internacionais para pessoas de elevado QI, foi protagonista em reportagem do Fantástico, da rede Globo, sobre o tema “inteligência” e é autor de numerosos artigos sobre os mais variados temas científicos, filosóficos, culturais e educacionais.
Nas palavras da Dra. Silésia Delphino Tosi, especialista em testes de inteligência, com doutorado em Neuropsicologia pela USP: “Hindemburg Melão Jr., autor desta obra, é, realmente, a pessoa mais indicada para analisar e propor medidas corretivas em um assunto de interesse geral. Considerado uma das pessoas mais inteligentes do Brasil, destaca-se por sua incomparável capacidade de raciocínio lógico e pensamento abstrato – em outras palavras, por sua excelência no que há de mais evoluído no pensamento humano.”
ISBN | 978-65-003-0660-6 |
Número de páginas | 293 |
Edição | 1 (2021) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Offset 90g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.