GERAÇÃO 90

A literatura brasileira no fim do milênio

Por Volmir Cardoso Pereira

Literário, História E Crítica, Belas Artes, Literatura Nacional, Crítica Literária

Esta página foi vista 57 vezes desde 08/07/2024

Neste livro, o professor, escritor e pesquisador Volmir Cardoso Pereira apresenta e discute o contexto literário brasileiro em fins dos anos 1990, quando se constituiu o grupo de escritores intitulado "Geração 90". Mais do que um rótulo e menos do que uma vanguarda ou escola literária, o grupo Geração 90, capitaneado pelo escritor Nelson de Oliveira, sacudiu o mercado editorial à época, apresentando novos autores como Luiz Ruffato, Marcelino Freire, Fernando Bonassi, Marçal Aquino, Joca Terron, Luci Collin, entre outros.

Em um contexto marcado pela ascensão de novas mídias e estratégias transnacionais de consumo cultural, a Geração 90 expressou o jogo ambíguo de afirmar a boa literatura como um segmento de mercado a ser explorado, ao mesmo tempo em que as pequenas editoras e os blogs pareciam abrir perspectivas de resistência em face da indústria cultural mundializada.

O autor discute, em especial, como a obra de Nelson de Oliveira transpassou as grandes questões sociais e históricas da virada do milênio, tendo em vista as contradições particulares do contexto literário brasileiro e o modo como a persona do escritor foi encenada e compreendida junto com seu processo de criação literária, em um jogo pós-moderno instigante.

ISBN 978-65-266-2490-6

Volmir Cardoso Pereira

Volmir Cardoso Pereira é doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua como professor efetivo nos cursos de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É autor do livro de ensaios "Literatura cinema e sociedade" (Clube de autores, 2023) e do livro de poemas "A peste e o país que se perdeu" (Kotter, 2022).

Mais publicações desse autor
Ebook