Ética, Espiritualidade e Cidadania

Por Ari Antônio da Silva

Filosofia E Aspectos Sociais, Antropologia, Teologia, Filosofia

Esta página foi vista 73 vezes desde 14/08/2024

O livro "Ética, Espiritualidade e Cidadania: Ser Cristão na Cultura Pós-Moderna" de Ari Antônio da Silva explora, por meio de uma série de ensaios, uma profunda reflexão ética a partir da perspectiva cristã, contextualizada na realidade da América Latina e do mundo contemporâneo. O autor foca na necessidade de uma coerência entre a fé cristã e a prática cotidiana, argumentando que a falta dessa conexão resulta em uma crise de valores na sociedade moderna. A obra enfatiza que a ética cristã deve ser vivida de maneira concreta, influenciando todas as esferas da vida, desde as relações interpessoais até a gestão pública e as empresas.

Ari Antônio da Silva também critica o desenvolvimento científico e tecnológico, apontando que ele tem alimentado uma falsa sensação de autossuficiência no ser humano contemporâneo, afastando-o da transcendência e do verdadeiro sentido da vida. Ele aborda a crise de esperança na modernidade, sugerindo que a fé no progresso substituiu a fé cristã, o que levou a humanidade a um beco sem saída em termos de valores e significado.

Além disso, o autor defende a importância da interculturalidade e critica a homogeneização cultural promovida pela globalização, que ele vê como uma ameaça às identidades culturais únicas. Ele também aborda o impacto negativo do individualismo possessivo e do consumismo na espiritualidade e na qualidade de vida humana.

Por fim, o livro é um chamado à construção de uma nova sociedade baseada em valores éticos cristãos, que promovam a justiça social, a sustentabilidade e a dignidade humana. Ari Antônio da Silva conclui com uma defesa da teologia da libertação e da ecologia integral, alinhando-se com as preocupações contemporâneas sobre sustentabilidade e direitos humanos, e sugere que a compaixão e a misericórdia devem ser os pilares de uma nova ética global.

Essa obra é uma reflexão crítica sobre o papel do cristianismo na sociedade pós-moderna, propondo um caminho de transformação baseado em valores espirituais e éticos, em oposição ao materialismo e ao individualismo que prevalecem na cultura atual.

Edição 2 (2024)