Estratégias Docentes Eficazes

Quando a Neurociência, as Teorias de Aprendizagem e a Prática do Professor se complementam

Por Flavio Chame Barreto

Código do livro: 235543

Categorias

Ciência, Didáticos, Educação de Filhos, Ciências Da Vida

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 2387 vezes desde 05/06/2017
Versão
impressa
Indisponível
Valor total:
€ 12,50
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

Faz um percurso pela educação, justificando o sucesso ou insucesso de diferentes estratégias de aprendizagem.

Isto é feito correlacionando os recentes conhecimentos na área da Neurociência, as Teorias de Aprendizagem e das Práticas Docentes aplicadas em sala de aula pelo professor, de forma direcionada à realidade da escola atual.

É uma obra que possui uma linguagem de fácil compreensão que segue este caminho abordando os tópicos de forma progressiva e simples.

Inicia com uma breve introdução às estratégias docentes de sucesso, descrevendo de forma geral alguns modelos educacionais bem sucedidos de outros países, correlacionando-os à cultura e à educação praticada no Brasil e suas respectivas limitações e inconsistências.

Em seguida é realizada uma abordagem histórica para explicar, de forma genérica, a atual atuação e do papel do educador, da educação, da escola e do próprio conceito de educação escolar, para melhor compreensão do papel do professor no Brasil e, consequentemente, entender a importância de se fazer modificações em sua prática docente.

Posteriormente apresenta diferentes linhas teóricas que tentam explicar como ocorre o processo de aprendizagem, sendo estas retratadas e acompanhadas das ideias de seus respectivos representantes históricos. Alguns aspectos destas teorias são pontuados para serão retomados e correlacionados, mais adiante, na abordagem da neurociência.

Na sequência introduz alguns novos saberes da Neurociência, descrevendo e explicando algumas estratégias docentes, justificando-as com a intersecção de conhecimentos específicos de diferentes áreas, como, da própria Neurociência, da Psicologia na Educação e de algumas Teorias de Aprendizagem.

A partir dessas correlações, são descritas algumas práticas docentes que aplicadas em sala de aula se mostram eficientes, com as respectivas explicações e justificativas para a compreensão destes resultados no processo de aprendizagem.

Finalmente provoca reflexões sobre a importância e urgência das mudanças, que se fazem necessárias, no modelo do trabalho docente que ainda domina o atual contexto educacional brasileiro.

Características

ISBN 978-1499243147
Número de páginas 162
Edição 2 (2014)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Fale com o autor

Flavio Chame Barreto

Flávio Chame Barreto é professor, biólogo, especialista em Ensino de Ciências e Biologia, especialista em Docência no Ensino Superior e mestre em Informática, Educação e Sociedade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Membro da centenária Academia Fluminense de Letras, ocupante da cadeira 39 da academia oficial de letras do estado do Rio de Janeiro (Lei 7588 de 17 de maio de 2017) .

Membro da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, ocupante da cadeira 136..

Docente do Ensino Básico na Educação Pública, Professor do Ensino Superior em Instituições Privadas, autor de livros nas áreas da Biologia. Educação e Informática, sendo também romancista e poeta.

Flavio Chame Barreto: www.flaviocbarreto.blogspot.com

Flavio Chame Barreto Escritor: www.//fcbarretoescritor.blogspot.com/

Flavio Chame Barreto: www.skoob.com.br/autor/livros/21879

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários