Coletânea de textos sobre o contexto educacional na cidade de Parintins-Amazonas, resultante de busca pela compreensão sobre o ensino por meio de três grandes eixos: Educação, Tecnologias e Valores Humanos.
Os dados alcançados são resultados de pesquisas realizadas em escolas públicas.
O primeiro artigo, intitulado Educação Comparada: os Sistemas Nacionais de Ensino em duas escolas públicas em Parintins-AM, trata-se de uma análise, reflexão e exercício de compreensão por meio de pressupostos teóricos apreendidos acerca do tema em tela junto à pesquisa de campo, utilizando-se o método de abordagem indutivo, o estudo de caso e principalmente o método comparativo.
No segundo texto, Educação e tecnologias de informação e comunicação: análise da realidade do município de Parintins-AM frente a essa nova realidade educacional, temos um estudo empírico que se propôs a verificar em que medida as escolas estão efetivamente utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s em sala de aula, como ferramentas para a construção de conhecimento.
O terceiro texto, Valores humanos e a prática de judô na escola: um estudo acerca das prioridades valorativas de alunos praticantes e não praticantes de judô e o reflexo dessa preferência no contexto escolar trata-se de investigação por meio de aplicação do Questionário de Valores Básico - QVB (GOUVEIA, 1998) aos alunos e aplicação de questionário semiestruturado aos professores, no qual os docentes avaliaram os alunos participantes quanto ao comportamento, se social ou antissocial, e ainda quanto à efetiva participação nas aulas e demais atividades escolares.
Os três artigos se entrelaçam na temática maior: o ensino. Eles apontam complexidades, compreensões e questionamentos essenciais para a prática do pensar sobre a educação, um exercício essencial para gerar retornos positivos para o cenário educacional, com possibilidades de criar potenciais mudanças na formação de políticas públicas efetivas, realização profissional de docentes, evolução intelectual e social dos discentes, superando limites e com esperança de desenvolvimento tecnológico, educacional e compreensão de valores humanos e sociais que cooperam na construção social.
ISBN | 978-85-924462-0-8 |
Número de páginas | 143 |
Edição | 1 (2018) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.