Este trabalho representa o esforço de uma equipe em buscar o sentido em uma proposta curricular mínima no campo das Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental ao longo de seus nove anos. É um estudo preliminar fundamentado em dados contidos na Base Nacional Comum Curricular e Currículo Digital da Cidade de São Paulo, considerando ainda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas. É um material de caráter exploratório sustentado por parâmetros legais e que foi escrito com olhos para o futuro, neste momento de pandemia, sem desconsiderar todo o esforço que vem sendo feito pelos autores acadêmicos, experiências e projetos escolares diversos que foram feitos recentemente, que neste momento convém valorizar, sem, contudo, servir de referencial teórico neste trabalho. Pela legislação federal, conhecida por todos, a responsabilidade do oferecimento da escolarização para os alunos do Ensino Fundamental cabe prioritariamente às Prefeituras. São Paulo, dentre elas é a maior do país e dispõe de uma bem estruturada rede de escolas, o que a torna naturalmente um referencial para as demais cidades brasileiras. Sob este aspecto este material poderá oferece subsídios para leitura, estudos e reflexões de professores preocupados com a atual situação sanitária, que está transformando irremediavelmente os processos de ensino-aprendizagem.
Número de páginas | 46 |
Edição | 1 (2020) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Argolado |
Coloração | Colorido |
Tipo de papel | Offset 90g |
Idioma | Português |
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