Escrever sobre o parto é, inevitavelmente, escrever sobre a vida, sobre o começo de tudo. Mas também é escrever sobre escolhas, políticas, saberes e práticas que moldam a forma como nascemos e somos cuidados. Este livro nasce da inquietação e do desejo de visibilizar uma atuação profissional que, muitas vezes silenciada nas estruturas hospitalares, tem transformado o cuidado à mulher: a da enfermeira obstétrica.
A escolha por estudar a atuação das enfermeiras obstétricas no parto de risco habitual não é aleatória. Representa um compromisso ético e político com um modelo de atenção que valoriza o protagonismo da mulher, respeita a fisiologia do nascimento e baseia-se em práticas seguras e humanizadas. Este trabalho é fruto de um percurso acadêmico, mas também de escuta, de sensibilidade e de compromisso com a dignidade do nascer.
A revisão integrativa que fundamenta esta obra permitiu compreender a riqueza de experiências, desafios e avanços que permeiam o cotidiano das EO. Mais do que relatar evidências, este livro busca provocar reflexões, fomentar debates e incentivar mudanças seja na formação, na gestão ou na prática clínica.
A todas as enfermeiras obstétricas que, com coragem e competência, defendem diariamente uma assistência baseada em evidências e centrada na mulher, dedico estas páginas. Que este livro seja uma ferramenta de valorização, resistência e transformação.
Número de páginas | 100 |
Edição | 1 (2025) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.