Arraial de Bello Horizonte: a ruralidade da nova capital de Minas

Por Alessandro Borsagli

Código do livro: 294791

Categorias

Arquitetura, Educação, Geografia E Historia, Historiografia, Preservação Histórica, Urbano E Ordenamento Do Território

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 5728 vezes desde 05/08/2019
Versão
impressa
Indisponível
Valor total:
€ 18,53
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

Diferenciar o rural do urbano não é uma tarefa fácil. Belo Horizonte, apesar de ser uma das principais metrópoles brasileiras, ainda conserva em sua paisagem urbana inúmeros elementos que remetem a uma não tão distante ruralidade. Nascida de um curral que se localizava aos pés das Minas e às portas das Gerais, pastos, plantações e águas límpidas e refrescantes embelezavam o arraial que se formou em torno do curral, sobre um sítio que recebeu dois séculos mais tarde a árdua tarefa de abrigar a pérola das Gerais, planejada e construída sobre o solo cultivado e palpado pelos curralenses, que acostumados com a vida tranquila entre vales e serras, guardados pela Serra do Curral, viram o seu espaço e a sua paisagem se transformar em Cidade de Minas, posterior Bello Horizonte, a nova capital que conserva em seu nome a vida pacata dos velhos curralenses.

Ainda assim, a urbe mineira, apesar de considerada 100% urbana, guardou e ainda guarda aspectos e paisagens que remetem a um período onde a vida pacata do rural e os seus pomares, roças e pastos, muitos deles reminiscências do tempo do Curral, conviviam de maneira relativamente harmoniosa com a cidade artificial, onde a dicotomia entre os espaços, intensificados pela busca incessante da modernidade, contribuiu para a nebulosidade sobre o espaço rural cartografado pela CCNC, até então analisado de maneira geral.

Características

ISBN 978-85-920509-8-6
Número de páginas 132
Edição 1 (2019)
Formato A4 (210x297)
Acabamento Brochura s/ orelha
Coloração Colorido
Tipo de papel Estucado Mate 150g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Fale com o autor

Alessandro Borsagli

Professor e pesquisador, possui graduação em Geografia (PUC-MG) e História (UNIFRAN), Especialização em Geografia (UFVJM) e Arqueologia (Claretiano), Mestrado em Geografia pelo PPGG-TIE da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Do convívio à ruptura: a cartografia na análise histórico-fluvial de Belo Horizonte - 1894/1977) e atualmente é Doutorando no PPGG-TIE PUC Minas.

Pesquisador atuante na área de Geografia Urbana, Geografia Histórica, Memória Urbana, Hidrogeografia e Estudos da Paisagem, com foco no Estado de Minas Gerais. Autor do site Curral del Rey, destinado ao resgate da memória urbana e a análise sobre o processo de evolução urbana de Belo Horizonte e das mudanças ocorridas na paisagem urbana da capital mineira, dos livros Rios invisíveis da metrópole mineira, Horizontes Fluviais, Rios urbanos de Belo Horizonte e de diversos livros sobre a cidade de Belo Horizonte.

Curral del Rey - Instagram: https://www.instagram.com/curraldelrey/

Curral del Rey: www.curraldelrey.com

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira: https://www.facebook.com/riosinvisiveisbh/

Curral del Rey - Facebook: https://www.facebook.com/Curral-del-Rey-194711253893272/?ref=bookmarks

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários