Os valores do capital, nos quais ressaltamos o Consumismo, o Individualismo, a Meritocracia e a Mercantilização de todas as coisas, sejam elas materiais e/ou imateriais, têm sido estabelecidos como corolário de estado, sistematizados como conteúdo-ético pedagógico das instituições educativas, nas quais destacamos direta e sistematicamente a escola, uma vez que:
1- Nela não se ensina a aprender a aprender;
2- Nela não se desenvolve a autonomia intelectual dos sujeitos da educação (alunos e educadores), mas apenas se minimiza e adestra o pensamento.
II
Se o verdadeiro “cidadão” é aquele que, além de possuir os direitos de cidadania, é também o que possui condições intelectuais para criticamente poder participar dos rumos da polis, pode-se dizer que, nessas sociedades, onde a alienação e a exclusão social são diuturna e ideologicamente fabricadas, a democracia é também uma ferramenta de domínio das elites conservadoras por meio da ditadura das maiorias, dado que uma coletividade insana exercendo inconsequentemente o direito de participação é tão nefasta, tirana e/ou potencialmente genocida quanto qualquer regime totalitário.
Esta obra, sendo assim, objetiva não somente instrumentalizar os excluídos para poderem conquistar a emancipação ou autonomia intelectual, mas também, na mesma via, para possibilitar o desenvolvimento dos caminhos rumo à tomada de consciência crítica e ao consequente aperfeiçoamento das condições à participação.
Esperamos que ela possa contribuir, nesse sentido, à formação de uma geração potencialmente transformadora de si e da realidade do mundo hostil em que se vive.
O autor
ISBN | 978-1479240531 |
Número de páginas | 119 |
Edição | 1 (2012) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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