Trabalho de um historiador profissional, doutor em história pela USP e ganhador do prêmio Jabuti e Casa Grande e Senzala, a obra mostra como a entrada do Brasil na 2º Guerra Mundial foi fundamental para alterar o equilíbrio hegemônico.
A contribuição brasileira foi muito além dos feitos da FEB e da ponte aérea propiciada pela base de Natal.
Nas águas do Atlântico Sul, as forças navais brasileiras patrulharam o hemisfério, afundando mais de 70 submarinos alemães, quase a totalidade da frota do Eixo na região. Garantindo também a segurança do transporte marítimo, ao participar de 446 missões de comboio, possibilitando o deslocamento de tropas e a obtenção de matérias-primas essenciais.
O que remete ao desenrolar da guerra nas águas do Atlântico Sul. Quando submarinos alemães operaram intensamente, tentando impedir a circulação de cargas e pessoas.
Na ocasião, o canal de Suez estava interditado pela intensidade das batalhas no mar mediterrâneo, obrigando os navios cargueiros Aliados a cruzar o Atlântico Sul rumo ao oceano Índico, em busca de matérias primas essenciais ao esforço de guerra.
As forças brasileiras patrulharam o hemisfério sul, caçando os submarinos com a Força Naval do Nordeste, composta por 33 navios de guerra - 2 cruzadores, 6 corvetas, 16 caça-submarinos e 9 contratorpedeiros.
ISBN | 9788591351442 |
Número de páginas | 156 |
Edição | 1 (2013) |
Formato | Pocket (105x148) |
Acabamento | Brochura s/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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