A manipulação psicológica é um tipo de influência social que visa alterar a percepção ou o comportamento dos outros por meio de padrões que também podem levar ao abuso mental e físico. O objetivo final do manipulador é satisfazer seus próprios interesses, principalmente às custas dos outros.
Não confundir com influência social, que ao contrário da manipulação não assume uma conotação negativa. Tomemos, por exemplo, o médico que usa seu papel e conhecimento para persuadir os pacientes a desistir de estilos de vida prejudiciais e insalubres. A influência social assume uma conotação positiva, mesmo quando livre de elementos coercitivos, para que a pessoa possa adotar ou rejeitar os sistemas propostos; neste caso, estamos falando de convicção, que não deve ser confundida com "comunicação efetiva".
O psicólogo George K. Simon diz que a eficácia da manipulação depende fundamentalmente de quem a realiza. O manipulador está, portanto, equipado com várias capacidades para realizar uma manipulação "bem-sucedida". Além disso, o manipulador é muito hábil em descobrir as fraquezas de sua vítima e depois explorá-las para a implementação de seu plano.
Neste livro, além dos vários tipos de manipulação (coerção, engano, persuasão), todas as técnicas utilizadas para manipulação, as razões para atuar como manipuladores e também as técnicas para poder se defender contra todos os tipos de ataques. Você também encontrará uma grande seção sobre a análise de pessoas e muitas estratégias para ler a linguagem corporal.
Número de páginas | 72 |
Edição | 1 (2022) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.