Esta monografia é fruto de trabalho realizado nos últimos doze anos com alunos dos Ensino Fundamental e Médio, na faixa etária de 9 a 22 anos. Ao longo desse período, foi possível constatar o quão afastado dos reais interesses dos alunos encontra-se a instituição escolar, preocupada com uma concepção bancária da educação e não com uma concepção problematizadora dos atos de educar/ensinar. Em prol do conteudismo do ensino, a arte é desvalorizada, encarada como uma atividade de importância menor e sem valor prático. A atividade artística, a mais bela expressão da natureza humana, é considerada, de forma geral nos currículos escolares, como de segundo plano ou um mero passatempo.
A monografia mostra que a arte, para crianças e adolescentes ou para qualquer faixa etária, é uma efetiva maneira de expressar tudo aquilo que acontece com o nosso interior, nos nossos pensamentos e emoções. Da mesma forma, pode ser valioso instrumento na detecção de problemas que afetam o aprendizado dos alunos, podendo ser utilizada como instrumento de apoio para que eles possam recuperar a autoestima e a confiança em si próprios.
Em toda a sua extensão o texto revela a importância da Psicopedagogia, pelo seu aspecto mais abrangente e faz concluir que a arte e a psicopedagogia são instrumentos essenciais para o encontro de caminhos que conduzam para a melhora dos atos de aprender/ensinar.
Número de páginas | 48 |
Edição | 1 (2011) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.