O ambiente competitivo que as empresas atuam é marcado por grandes transformações, resultando em incertezas e imprevisibilidades quanto ao futuro. Essas incertezas têm levado os administradores a buscarem, cada vez mais, novas informações sobre o ambiente interno e externo da organização para melhorar a eficácia da tomada de decisão e da elaboração de estratégias de negócio. Desse modo, a busca de informações no ambiente pode ser considerada uma atividade essencial para o crescimento e a sobrevivência das empresas, à medida que estas percebem a grande importância da informação como um recurso estratégico na organização.
Segundo Migliato (2004) as constantes evoluções da economia mundial têm causado muitas transformações
econômicas, sociais e tecnológicas, com um ritmo intenso de mudanças, exigindo que as empresas se adaptem o mais rápido possível para atuar no ambiente dinâmico que estão situadas. Uma transformação bastante visível, é a mudança tecnológica que acelera a necessidade constante de novos equipamentos, processos e produtos.
Para Liczbinski (2002) as empresas são obrigadas a se adaptarem e reagirem aos novos anseios do mercado, que mudam frequentemente, está é a realidade da maioria dos negócios atuais, independente do setor ou porte. A sobrevivência no mercado, a concorrência, o aumento da competitividade são preocupações cotidianas dos administradores, que buscam revisar práticas atuais e a adotar novas práticas para adaptarem-se ao mercado.
Para produzir uma efetiva alavancagem dos negócios da organização, são necessárias políticas e estratégias adequadas na área de tecnologia da informação. Os investimentos em recursos de TI (Tecnologia da Informação) podem ser tão decisivos na lucratividade quanto o foco no próprio negócio (STRÖHER, 2003).
De acordo com Pacheco e Tait (2000) nos dias atuais as empresas não sobrevivem sem o uso de algumas tecnologias. Os recursos da TI são ferramentas poderosas que tanto no desenvolvimento de tarefas organizacionais rotineiras quanto na alavancagem competitiva, auxiliando as empresas de forma efetiva na gestão estratégica da informação que é responsável pela geração de informações para fins estratégicos e para obtenção de vantagem competitiva. Para o uso adequado da tecnologia existente, é necessário além do aparato tecnológico e recursos humanos qualificados, uma boa estratégia organizacional.
Número de páginas | 174 |
Edição | 1 (2013) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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