Através desta obra gostaria de apresentar a possibilidade de compreensão da escola como microssociedade, parte de uma macrossociedade, contrapondo-se à expectativa de que ela simplesmente estivesse contida na macrossociedade, como propunham alguns sociólogos. Considerei a conceituação necessária das sociedades, abordando aspectos históricos e sociais, e da macro e microssociedade para se conseguir vislumbrar a escola como microssociedade e se estabelecer uma relação de analogia. Propus a análise da Sociologia da Educação, suas concepções e sua relação com o fazer pedagógico, especialmente abordando a dicotomia instrução e Educação. Destaquei a proposição da microssociedade-escola enquanto lugar de agregação de valores e de cidadania, assim como o estabelecimento da noção de microssociedade inserida na macrossociedade, como reflexo dela, tudo isto contextualizado por conhecimentos sociológicos e pedagógicos. Entender a importância da escola passa pela compreensão de que ela é a sociedade em um universo menor (microssociedade), porém não menos importante, haja vista sua capacidade de espelhar questões sociais propostas para uma estrutura muito maior.
ISBN | 978-65-002-3807-5 |
Número de páginas | 92 |
Edição | 1 (2021) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Colorido |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.