Redes de Cooperação Empresarial

A Grandeza do Associativismo de Empresas

Por José Luiz Prudente D’oliveira & Leonardo Guerra de Rezende Guedes

Código do livro: 389956

Categorias

Economia, Administração

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 389 vezes desde 09/08/2021
Versão
impressa
Indisponível
€ 20,02
Versão
ebook
€ 20,02
Leia em Pensática
Valor total:
€ 22,68
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

No contexto das micro e pequenas empresas, o estabelecimento de redes de cooperação possibilita a geração de ganhos de escala e de poder de mercado, consequentemente melhor competitividade e maior lucratividade, contudo deve também se orientar ao meio ambiente, buscando uma compreensão da racionalização do processamento dos recursos naturais e resíduos gerados pela produção, com foco no conceito de Produção Mais Limpa.

A cooperação entre empresas, na forma de redes, tem sido destacada como configuração organizacional alternativa, em resposta às recentes transformações econômicas e tecnológicas, colaborando para novos establishments.

Esta obra apresenta uma análise sobre Redes de Cooperação Empresarial – RCE, abordando e comparando os conceitos de REC advindos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, bem como uma proposta de orientação para uma Produção Mais Limpa. A metodologia pesquisa-ação de caso exploratório, visou a averiguação da realidade sistematicamente pela busca de fatos e princípios, com a coleta de dados selecionados visando alcançar o objetivo deste trabalho. A revisão de literatura permitiu desenvolver um roteiro para a realização de entrevistas junto a alguns participantes de RCE.

Os resultados demonstram que o associativismo empresarial pode ter mais de uma abordagem, segundo as escolas do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Contudo, o conceito geral de RCE ainda pode propiciar diferenciações competitivas vantajosas para os seus membros, com vários ganhos: escala, economia criativa, tecnologia da informação, pesquisa e desenvolvimento e ainda orientar-se pela ecoprodutividade numa busca pela Produção Mais Limpa.

Na conclusão é apresentado o confrontar de ambas as abordagens sob a ótica da sustentabilidade e da P+L, além de considerações finais com uma retrospectiva do estudo feito, as principais limitações do trabalho e sugestões para estudos futuros.

Características

ISBN 978-65-995720-0-5
Número de páginas 175
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
de € 10,19
€ 8,19
Ebook
€ 4,23
Impresso
de € 7,31
€ 5,31
Impresso
de € 9,41
€ 7,41
Ebook
€ 3,32
Impresso
de € 7,33
€ 5,33
Ebook
€ 5,36
Impresso
de € 9,06
€ 7,06
Impresso
de € 7,01
€ 5,01
Ebook
€ 3,84
Impresso
de € 7,77
€ 5,77
Ebook
€ 3,32
Impresso
de € 8,92
€ 6,92
Ebook
€ 3,32
Impresso
de € 7,20
€ 5,20
Ebook
€ 3,73
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários