Pais e alunos controlando a qualidade do ensino superior

Associação de Pais e Alunos

Por Lewton Burity Verri

Código do livro: 154499

Categorias

Ciência, Desenvolvimento Humano, Educação, Avaliação, Universidade, Política Educacional E Reforma

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Sinopse

APRENDENDO A CONTROLAR A QUALIDADE DO ENSINO

Vivemos num país de meias MENTIRAS e meias VERDADES. Onde a propaganda e a publicidade dos atos governistas impulsionam nossas crenças e valores, a um BECO SEM SAÍDA. Um dos segmentos mais danificados e degenerados é o da EDUCAÇÃO, refletindo em vários males na Educação do Ensino Superior. Nada nos mostra algum esforço de melhoria e da capacidade administrativa para REGULARIZAR o curso do processo histórico do Sistema Educacional do País. Ninguém mostra preocupações com o futuro da nação.

E nem de si e de seus familiares em idade escolar e de formação técnica e profissional. Não fosse a natureza pródiga do país, e seus abundantes recursos, e sem nossa agropecuária intensiva, onde imperam conhecimentos pouco complexos, o Brasil seria de uma economia extremamente RETARDADA e imprópria para seu tamanho continental.

Alguém está nos enganando com as avaliações do desempenho das faculdades e das universidades brasileiras. Ou a metodologia está com validade vencida. Como ficariam as universidades e faculdades brasileiras classificadas segundo o REAL interesse SOCIAL dos seus egressos e da capacidade tecnológica do Brasil, usando-se a metodologia dos INDICADORES REAIS DO PROCESSO EDUCACIONAL SUPERIOR - O MÉTODO DA EMPREGABILIDADE? Com a QUALIDADE controlada pelos PAIS E ALUNOS?

No Brasil devemos acrescentar, como agravante, o seu atual índice de analfabetismo, de analfabetismo funcional, além da degradação progressiva da educação formal, tecnológica e científica e que 100% do pessoal escolarizado já deveriam ter, atualmente, pelo menos, em média, 10 anos de estudos, no mínimo. O ideal filosófico de que a educação é o meio de levar o ser humano à busca da perfeição não pode ser ignorado. Na sociedade moderna o ensino tem alto valor econômico agregado, bem como a qualificação do pessoal.

Há de haver a iniciativa dos PAIS E DOS ALUNOS para que se tomem posições políticas, administrativas, técnicas e científicas fugindo para o FUTURO. Se os cursos brasileiros não foram de ALTA QUALIDADE irão produzir problemas sociais e econômicos diretos e indiretos sobre os estudantes, os egressos de tais cursos, suas famílias, seus provedores e seus futuros empregadores.

Está bastante claro que o Estado não mostra capacidade de enfrentamento dos problemas da educação brasileira. E agrega com sua ineficiência disfunções sociais e econômicas que afetam o presente e o futuro dos jovens estudantes de NÍVEL SUPERIOR.

Características

Número de páginas 129
Edição 1 (2013)
Formato A4 (210x297)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

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Fale com o autor

Lewton Burity Verri

PÓS GRADUAÇÃO - UBM - Centro Universitário de Barra Mansa - RJ

Pós Graduação em Licenciamento e Gestão Ambiental

Barra Mansa / RJ – Brasil - 2011 – 2012 – Concluído em outubro/2012

GRADUAÇÃO - UFF - Universidade Federal Fluminense

Engenharia Industrial Metalúrgica - Volta Redonda / RJ – Brasil - 1972 – 1974 e Básico de Engenharia Mecânica na Escola Naval, de 02/02/1970 a 02/02/1972.

EMPRESAS EM QUE TRABALHEI: CSN, SERCO, ABRACOOP, FACULDADE ANGLO LATINO - SP, FACULDADE SUL FLUMINENSE.

CARGOS EXERCIDOS: De engenheiro estagiário a engenheiro sênior, na industrialização, com atuação na alta administração: foi assessor técnico da Presidência, foi Vice Presidente e Diretor Técnico de empresa de engenharia, foi Presidente de ONG, Professor do Ensino Superior.

Possui 48 mil horas em engenharia industrial e metalúrgica, administração da produção e do controle da qualidade, assistência técnica aos clientes, especificação de processos siderúrgicos, auditorias da qualidade, projetos e desenvolvimento de novos produtos, projetos de experimentos laboratoriais e industriais, controle estatístico e planejamento da produção, exportação de produtos, normalização e padronização de produtos e processos, desenvolvimento de sistemas de informações, desenvolvimento de sistemas de controle da qualidade, pesquisas, estudos científicos e projetos de experimentos, implantação de ISO 9000, ISO - 14000, implantação de TQC - Total Quality Control (especialização no Japão – 1991 – 180 horas), implantação de CCQ - Círculos de Controle da Qualidade e assessoramento técnico da presidência da CSN e do Conselho de Administração.

Engenheiros Blog: www.engenheiros.blog.br

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