MUITO ALÉM DO PRESS RELEASE

O porta-voz, o assessor de imprensa e os jornalistas

Por João Fortunato

Código do livro: 180199

Categorias

Administração, Ciências Humanas E Sociais, Não Ficção

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 1561 vezes desde 24/01/2015
Versão
impressa
Indisponível
€ 3,54
Versão
ebook
€ 3,54
Leia em Pensática
Valor total:
€ 7,34
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

O livro Muito Além do Press Release – o porta-voz, o assessor de imprensa e os jornalistas - é uma aula de assessoria de imprensa ministrada por meio de pequenas histórias baseada em fatos. Por meio destas histórias ensino caminhos para solucionar problemas que, não raro, surgem no desempenho da atividade. Os problemas técnicos, como vocês poderão ver, são fáceis de resolver. O que por vezes complica a solução é o fator humano. Por esta razão, costume dizer que Muito Além do Press Release é também uma aula de relacionamento do assessor de imprensa com o seu cliente e deste com a imprensa.

Quando esta relação tripartite é constante e de longa duração, é certo que será recheada de altos e baixos e, em igual forma, de fortes atritos. E não há como ser diferente, pois, apesar da embalagem profissional que a envolve, é feita por seres humanos, fator que lhe impõe uma carga psicológica considerável. Por isso, o assessor de imprensa tem a obrigação de saber esgrimir com egos inflados e feridos, bons e maus humores, percepções e sentimentos. Tanto do porta-voz que representa a empresa cliente como do jornalista, que representa a imprensa. E, claro, sem ferir suscetibilidades. Para desatar este nó, faz-se necessário experiência, conhecimento e sensibilidade.

A solução deste tipo de problema não é, definitivamente, para os novatos da profissão.

As histórias que impulsionam o livro acontecem quase que diariamente na vida de qualquer assessor de imprensa. Como os leitores poderão observar no decorrer da leitura, uma ocorrência menor e sem importância pode ganhar corpo e relevância pela percepção equivocada e, até mesmo, má vontade do porta-voz ou do jornalista. O assessor de imprensa, nestes casos, deve agir com habilidade, serpentear entre cristais.

Como citado no início, as histórias são ficcionais, porém baseadas em fatos reais. Algumas foram engraçadas e acabaram bem; outras nem um pouco divertidas e, obviamente, acabaram mal, muito mal. Para a agência, é claro. Estas pequenas histórias ou grandes lições podem ser úteis para quem quer conhecer o trabalho do assessor de imprensa, se introduzir na área ou, se já é parte do mercado, melhorar o desempenho. Seja o leitor apenas um curioso, interessado ou profissional atuante na área, minha intenção sincera é que tenha uma boa e agradável leitura.

Características

ISBN 978-85-922-4090-5
Número de páginas 98
Edição 1 (2015)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Fale com o autor

João Fortunato

João Fortunato é jornalista profissional e trabalhou em diversos jornais e revistas de São Paulo. Após iniciou-se em Comunicação Corporativa e exerceu a atividade no Brasil e Exterior. É especialista em Gestão da Comunicação em Situações de Crise e Treinamentos de Mídia para executivos. Nos últimos tempos tem se dedicado a aprender as nuances das novas mídias do universo virtual. É formado em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pós graduado em Comunicação Corporativa e mestre em Comunicação e Cultura Mediática. É professor universitário.

Brand Security - Comunicação Estratégica de Crise: www.brandsecurity.consulting

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Impresso
€ 7,61
Ebook
€ 3,84
Impresso
€ 6,79
Ebook
€ 3,64
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários