A pandemia do novo coronavírus, SARS-COV-2, responsável pela pandemia da doença identificada pelo acrônimo em inglês – Corona Virus Disease 2019 – COVID-19, trouxe em um curtíssimo espaço de tempo amplas repercussões multilaterais no mundo, com impactos multifacetados em quase 200 países do mundo.
Tomando como referência os “Impactos Econômicos da Pandemia da COVID-19”, este livro apresenta um conjunto de reflexões sobre as repercussões no mundo e no Brasil, combinando os enfoques macro e microeconômicos, bem como apontando os principais desafios, estratégias e soluções.
Organizada em seis capítulos, a presente obra traz distintas agendas sobre os impactos econômicos da pandemia da COVID-19, por meio de um conjunto de pesquisas fundamentadas no uso do método dedutivo, combinando revisão bibliográfica e documental a hermenêutica economia e análise gráfica e esquemática.
Identificado como um estudo exploratório, descritivo e explicativo quanto aos fins e qualitativo quanto aos meios, o presente livro materializa em seus seis capítulos uma franca reflexão sobre uma temática com ampla relevância, contribuindo assim para os poucos debates existentes no campo das Ciências Econômicas.
No primeiro capítulo, “Impactos da pandemia da COVID-19: Economia Internacional e Ciclo Hegemônico”, o objetivo do texto é analisar os efeitos estruturais e conjunturais da COVID-19 nas relações internacionais e os potenciais transbordamentos no atual ciclo hegemônico em transição.
No segundo capítulo, “Impactos conjunturais da pandemia da COVID-19 na Economia: limites, desafios e políticas”, são discutidos os choques de oferta e demanda, com foco no contexto brasileiro e em suas repercussões macroeconômicas.
No terceiro capítulo, “COVID-19 e as respostas governamentais no âmbito econômico e social”, há uma panorâmica análise comparativa que mapeia as políticas econômicas e sociais que emergiram no contexto da pandemia do novo coronavírus em um conjunto de países, incluído o Brasil.
No quarto capítulo, “Emissões de poluentes, economia energética e COVID-19”, há uma análise sobre a redução global de emissões de poluentes à luz da economia energética durante os choques exógenos manifestados ao longo da pandemia do novo coronavírus, não obstante existam poucos indicativos para a migração de tecnologias mais limpas no curto prazo.
No quinto capítulo, “COVID-19 e a crise no setor aeronáutico”, os graves impactos da crise pandêmica nos segmentos de produção de aeronaves e aviação civil são explorados, gerando amplas repercussões negativas durante e após a pandemia em termos de reestruturação dos modelos de negócios.
No sexto capítulo, “Dinamismo do e-commerce e das estratégias colaborativas na pandemia da COVID-19”, apresenta-se uma análise sobre as dinâmicas soluções que emergiram durante a crise sanitária para a manutenção do funcionamento dos negócios por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação.
Com base nas discussões apresentadas ao longo dos capítulos, fruto de um trabalho coletivo de pesquisadores oriundos diferentes macrorregiões brasileiras, o presente livro traz uma rica e plural contribuição empírico-analítica sobre os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus.
ISBN | 978-65-860-6238-0 |
Número de páginas | 165 |
Edição | 1 (2020) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Estucado Mate 150g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.