Este livro é resultante da tese “Formação Continuada e Currículo das Escolas do Campo: processos construtivos da Educação do Campo de São Gabriel/RS/Brasil”, de autoria de Eduardo Pastorio e apresentada ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em junho de 2025. A versão integral encontra-se disponível no repositório digital da UFRGS (Lume) desde julho de 2025.
Embora o trabalho original preserve rigor científico e estrutura metodológica própria, esta obra busca tornar mais acessível a história, a trajetória e as perspectivas da Educação do Campo em São Gabriel/RS, com ênfase ao recorte histórico a partir da década de 1990 destacando as principais ações desenvolvidas nesse período e oferecendo subsídios para reflexões e debates futuros.
O município de São Gabriel é o 6º em extensão territorial e o 38º em população no Rio Grande do Sul (IBGE, 2025). Mais de seis mil crianças, jovens, adultos e idosos vivem, produzem e constroem suas histórias no campo, constituindo um mosaico formado por famílias de grandes, médios e pequenos proprietários, trabalhadores rurais, quilombolas, indígenas, assentados e ribeirinhos. As Escolas do Campo acolhem essa diversidade, reconhecem suas identidades e promovem a transformação social.
| Número de páginas | 120 |
| Edição | 1 (2025) |
| Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.