A Contabilidade é uma ciência social, que se desenvolve de acordo com o movimento da sociedade. Ela é totalmente motivada pelo ambiente onde atua, buscando sempre se adequar dentro do contexto estrutural e conjuntural que se insere, seja ele político, econômico ou social.
O livro “Contabilidade: Olhares Temáticos”, tem como objetivo promover debate dentro de cinco temáticas centrais, ética, agronegócio, planejamento tributário, valor adicionado e a inclusão, temáticas elaboradas com base no olhar contábil dos docentes e discentes da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.
No primeiro capítulo, “Ética: um estudo sobre fraudes e infrações cometidas pelos contadores do estado do Paraná no período de 2016 a 2019”, objetivo deste texto é analisar quais as infrações cometidas pelos profissionais de contabilidade no estado do Paraná no período de 2016 a 2019.
No segundo capítulo, “Agronegócio brasileiro e o comportamento do setor em meio às crises econômicas e os impactos sofridos pela pandemia da Covid-19”, diante do surgimento de um novo coronavírus a presente divisão explora o comportamento do agronegócio em períodos de crises econômicas e sanitárias.
No terceiro capítulo, “Planejamento Tributário: economia tributária de empresas investidoras em projetos apoiados pela Lei 8.313/1991”, o Estado Brasileiro tem como uma de suas funções incentivar as atividades econômicas do país e proporcionar cultura aos cidadãos, assim, neste aparte busca demonstrar se há, de fato, benefícios econômicos para as figuras investidoras nos projetos apoiados pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei 8.313/1991.
No quarto capítulo, “Demonstração do Valor Adicionado: uma análise da distribuição de riqueza e seu impacto social”, a distribuição das riquezas geradas por empresas pode afetar a realidade socioeconômica local, haja vista que esses recursos serão distribuídos à população, melhorando assim a qualidade de vida dos indivíduos, assim, busca neste ponto analisar a relação entre a distribuição de riqueza demonstrada na DVA das empresas de capital aberto e o IFDM dos municípios sede dessas empresas.
No quinto capítulo, “Contabilidade inclusiva: didática visual e desenho universal para aprendizagem, estratégia para redução da barreira de aprendizagem”, tendo em vista o aumento de alunos Surdos nos cursos de ciências contábeis no território nacional, este tópico descrever as possíveis estratégias didáticas inclusivas no ensino de contabilidade para alunos com diversidade Surda no ensino superior.
Com base nas discussões apresentadas ao longo dos capítulos, fruto de um trabalho coletivo de docentes e discentes do curso de Ciências Contábeis da UENP, o presente livro traz uma rica e plural contribuição sobre temáticas da área contábil, sendo recomendado para um amplo público de leitores leigos ou especializados nas Ciências Contábeis.
ISBN | 9786599630606 |
Número de páginas | 139 |
Edição | 1 (2021) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Estucado Mate 150g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.