A evolução histórica da Comunicação Social ao longo do tempo reflete o desenvolvimento de um conjunto de transformações socio-culturais e tecnológicas para lidar com os canais de troca de informações e conhecimentos entre as pessoas, motivo pelo qual este livro visa discutir este campo de estudos e de prática profissional na periodização contemporânea.
Os capítulos do presente livro refletem uma construção empreendida por um grupo eclético, de vinte e um pesquisadores brasileiros, oriundo de distintas instituições de ensino superior de Norte ao Sul do país, refletindo um necessário trabalho em rede nacional para trabalhar o estado da arte do campo da Comunicação Social em língua portuguesa.
O trabalho realizado pelos profissionais envolvidos neste livro somente foi possível em razão do trabalho arquitetado de modo colaborativo a várias mãos por pesquisadores com diferentes expertises profissionais e formações acadêmicas que trabalham e compartilham o comum interesse pelo campo epistêmico da Comunicação Social lato sensu e pelo Jornalismo stricto sensu.
A organização desta obra em dez capítulos proporciona uma imersão ao campo epistêmico da Comunicação Social nas suas dimensões acadêmica e profissional, tendo o objetivo de proporcionar uma visualização panorâmica por meio de estudos de casos que funcionalmente amalgamam abstrações teóricas com apreensões da realidade.
Caracterizado por uma abordagem exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e qualitativa quanto aos meios, este livro foca diferentes temas relevantes na área de Comunicação Social por meio de uma rica triangulação teórico-metodológica com base no levantamento e análise de dados primários e secundários e em diferentes paradigmas científicos.
O recorte teórico de estruturação das pesquisas deste livro é fundamentado por um conjunto diferenciado de debates em cada capítulo, demonstrando assim, como resultado global, a existência de um paradigma eclético de fundamentos teóricos e conceituais que reflete um pluralismo teórico para abordar a Comunicação Social como objeto de estudo.
Conclui-se que as discussões apresentadas neste livro proporcionam aos potenciais leitores a absorção de novas informações e a transdução em novos conhecimentos sobre a realidade da Comunicação Social, por meio da oferta de um debate centrado no jornalismo que é apresentado por meio de uma didática abordagem afeita aos interesses de um público leigo, não afeito a tecnicismos, e da comunidade epistêmica da área.
ISBN | 9786585212694 |
Número de páginas | 281 |
Edição | 1 (2023) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Estucado Mate 150g |
Idioma | Português |
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