Release Israel Lira
Israel Lira nasceu no Recife. É artista multimídia e produtor cultural.
No período de 1998 participou de várias edições do mercado pop onde expôs seus trabalhos com pinturas em camisetas e quadros. Produziu diversos eventos em sua comunidade como o “Manancial Poético” em 1999/2000.
Em 2001 foi ao Rio de Janeiro onde participou como poeta, de eventos no espaço “Tá na Rua” e na fundição progresso no tradicional bairro da lapa.
Em 2002 no Recife fez um curso de gestão e desenvolvimento de projetos culturais pela fundação Josué de Castro no espaço IDEAS em Olinda.
No ano de 2003 foi aluno no programa Multicultural onde participou de diversos eventos; foi um dos elaboradores e coordenadores do “1º Encontro de Maracatus” (baque solto e virado) do bairro do Ibura e do recital “Hortas e Dias”, participando também como poeta, no teatro Barreto Jr.
Ainda neste ano foi à cidade de Salvador onde participou do Mercado Cultural expondo seus trabalhos e recitando seus poemas na capital baiana.
De volta ao Recife foi eleito delegado da 1ª conferencia municipal de cultura.
2004 viaja a São Paulo para participar do Fórum Cultural Mundial onde fez intervenções poéticas em alguns estandes e nos palcos. Ainda em 2004 participou do seminário a Produção Cultural e a Propriedade Intelectual no instituto de cultura da fundação Joaquim Nabuco.
Participou da IV conferencia nacional de educação e cultura realizada em fevereiro na câmara dos deputados em Brasília e do Fórum Social Nordestino onde participou como poeta no Parque 13 de Maio em Recife, ambos em 2005 e produziu seu 1º livro de poemas “Todas as Letras e Poemas” no final do mesmo ano.
Produziu em 2006 a 2º edição do Manancial Poético no Recife,
Em 2007 Produziu a 3ª edição do Manancial Poético e sua 1ª exposição individual de quadros: “Cores e Coisas” com relançamento do seu livro “Todas as Letras e Poemas”, no hall da biblioteca pública do estadual: Presidente Castelo Branco.
Ainda em 2007 participou da mostra paralela do SPA das artes (semana de artes do Recife).
Em 2008 vai, no mês de janeiro, a São José do Egito para um evento de música e performances poéticas e teatrais; em março organiza o evento Banquete dos Mendigos no parque 13 de maio. Participa da sexta edição do: “nós pós”, no mesmo ano.
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.