Pensão Alimentícia:

A racionalidade intrínseca às representações sociais na esfera pública e privada no Brasil

Por Priscila Fortes Attademo

Código do livro: 142571

Categorias

Não Ficção, Educação, Direito

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 4825 vezes desde 17/03/2013
Versão
impressa
Indisponível
Valor total:
€ 12,40
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

Este livro, derivado da monografia apresentada à Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Presidente Antônio Carlos, em Barbacena – MG, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito, a qual obteve nota máxima, tem como objetivo analisar, através dos procedimentos adotados pela justiça brasileira na sua relação com as diferentes configurações classistas das famílias, as implicações sociais de uma racionalidade característica da esfera pública, a qual está referendada pela esfera privada, com seus valores morais hierarquizantes. Procura identificar os padrões de ação da justiça, frente às características relativas às classes sociais, compreendendo os padrões que traduzem a mentalidade e a racionalidade das mulheres que reivindicam pensão alimentícia dos pais dos seus filhos.

Levanta, ainda, como hipótese a ser investigada, o fato de que a inexpressividade das cobranças de pensão alimentícia nas camadas não populares se deveria ao fato da justiça no Brasil se destinar aos “pobres”. Assim, as famílias com grau de escolaridade de nível superior, procurariam marcar sua superioridade simbólica em relação à camada popular, não fazendo uso desta estratégia de cobrança judicial, visto que a lei é para os pobres e os inimigos; aos “de boa família” cabe o caminho da conciliação, através de um acordo amigável entre pessoas instruídas e superiores.

Tem, como hipótese central, que a justiça, embora constituída formalmente por procedimentos universais, revela em seu “modo de operar”, na prática cotidiana dos fóruns, a utilização de procedimentos legais diferenciados para as “pessoas letradas” e “não letradas”.

Características

Número de páginas 110
Edição 1 (2013)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Priscila Fortes Attademo

Alexandre Werneck Pfaltzgraff é formado no Curso de Formação de Oficiais Intendentes pela Academia da Força Aérea (AFA).

Profissionalmente, atuou na área de licitações e contratos administrativos e respectivos sistemas informatizados (SIASG, SIASGNet e Pregão Eletrônico), assessorando as Unidades Gestoras do Comando da Aeronáutica, tendo ministrado instruções sobre procedimentos licitatórios, contratos administrativos, fiscalização de contratos, pregão presencial e eletrônico (teoria e prática) e SIASG.

Ministrou, também, a convite, instrução de SIASG para servidores da Universidade Federal do Amapá.

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

2 comentários
Ulisses Sebrian
Domingo | 31.03.2013 às 11h03
Aos leitores da Priscila, indico também a seção dos livros mais vendidos em Direito: www.clubedeautores.com.br/books/by_topic/direito?sort=sold
Ulisses Sebrian
Segunda | 18.03.2013 às 20h03
Priscila tudo bem! Parabéns pelo livro e sucesso. Divulguei no meu Twitter @ulissesssebrian para todos saber de sua obra. Também marquei com 5 estrelas e divulguei no Face book . É de suma importância para esse país tão vasto e diverso. Mais uma vez sucesso. Sou escritor e meus livros estão nesse site. Click no livro pra ler. http://migre.me/dDaEg Meu blog. http://truquedevida.blogspot.com.br/ Felicidades e sucesso