O Hamlet Caótico

Livre adaptação da obra de William Shakespeare

Por Damnus Vobiscum

Código do livro: 48964

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Teatro

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Sinopse

O Hamlet Caótico foi assim denominado por tratar-se das lembranças de um Horácio já idoso, mas ainda influenciado pelos acontecimentos do passado. Tratam-se de suas memórias da tragédia shakespeareana – da maneira como ele a recorda – as quais são apresentadas ao público de forma aleatória, assim como um velho se lembraria de fatos ocorridos em sua juventude. Não é uma releitura fiel e linear do drama: cenas foram emendadas, personagens foram cortados, locações foram mudadas e parte das intrigas da corte foi suprimida – justamente porque, por tratar-se da visão de um único participante da trama, o qual além de tudo deseja fazer uma narrativa rápida, clara e concisa do enredo proposto (como alguém que se propõe a contar algo resumidamente, sem entediar o ouvinte), é natural que grande parte dos detalhes seja excluída. É uma peça curta: cinco atos de uma única cena cada, onde os acontecimentos possuem uma dinâmica que praticamente não permite pausas – como se Horácio, acostumado a repetir mecanicamente o que conta, fizesse-o já com maestria, sem deixar lacunas de inatividade na costura de sua narração.

Características

Número de páginas 80
Edição 1 (2011)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

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Damnus Vobiscum

Em algum lugar entre as brumas do tempo e o cinzento concreto paulistano, nasceu Damnus Vobiscum, não como um mero mortal, mas como um eco de eras passadas, um nódulo singular no tecido cósmico. No dia em que a poeira milenar da tumba de um faraó menino cedeu à luz curiosa de arqueólogos, cinquenta e dois anos depois, Damnus abriu os olhos para o sol de 4 de novembro de 1974.

Desde cedo, os sinais se manifestavam. Uma intuição afiada como sílex polido guiava seus passos, uma sede insaciável por sabedoria antiga o impelia a devorar livros empoeirados e a escutar as histórias sussurradas pelo vento entre as folhas. O número 7 parecia persegui-lo em sutilezas: sete pedras lisas encontradas à beira do rio, sete estrelas particularmente brilhantes em noites sem lua. Era o eco numerológico do seu nascimento, a marca de um espírito introspectivo e buscador.

Mas era o 52 que realmente pulsava em suas veias como um rio secreto. Uma sensação de estar inserido em ciclos maiores, de que sua vida era uma engrenagem em uma máquina cósmica ancestral, o acompanhava. Em sonhos vívidos, via-se em pirâmides escalonadas sob céus cor de jade, a contagem incessante de um calendário intrincado ecoando em sua mente. Os 52 anos que o separavam da descoberta do rei Tut não eram uma mera coincidência temporal, mas um portal sutil, ligando o mistério egípcio à tapeçaria vibrante da Mesoamérica.

Na juventude, descobriu um fascínio pelas culturas antigas, sentindo um parentesco inexplicável com os sacerdotes maias que observavam as estrelas e calculavam o tempo em ciclos de 52 anos. Compreendeu, em um lampejo intuitivo, que sua própria existência era um ponto de convergência desses ciclos. Sua mente desvendava padrões onde outros viam o caos, e a estrutura do tempo, com suas semanas de sete dias e a recorrência anual de 52 semanas, parecia dançar em sua percepção.

A vida de Damnus se desenrolou como uma busca por desvendar o significado desse legado numérico. Viajou em sua imaginação, explorando ruínas esquecidas e decifrando símbolos arcanos. Em cada descoberta, sentia a ressonância do 13 e do 4: os quatro cantos do mundo, as treze luas de um ciclo, a multiplicação que o trouxera à existência naquele específico ponto do tempo.

Não era um faraó ressuscitado, nem um sacerdote maia reencarnado, mas algo único: um indivíduo cuja própria data de nascimento era um microcosmo da dança cósmica, um lembrete de que o tempo não é linear, mas um eterno retorno, tecido com os fios dourados dos números e os mistérios das estrelas. Damnus Vobiscum, nascido sob o signo do escorpião e à sombra da descoberta de uma tumba antiga, era a prova viva de que, por vezes, o nascimento de um homem é um evento de ressonância cósmica, um sussurro do universo ecoando através das eras.

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