O COMPORTAMENTO DE DOAÇÃO DE SANGUE A PARTIR DA ANÁLISE DE FATORES MOTIVACIONAIS, DIFICULTADORES E VALORES PESSOAIS

Por Nanci Felix Mesquita; Bruna Pochmann Zambonato; Natália Marmitt; Agnes Peruzzo Innocente

Código do livro: 709418

Categorias

Saúde, Medicina Clínica, Saúde E Fitness, Medicina

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 75 vezes desde 14/08/2024
Versão
ebook
€ 7,19
Leia em Pensática
Valor total:
€ 7,19
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

A carência de doações sanguíneas para atender ao aumento da demanda por hemotransfusões se configura em um grande desafio aos serviços de saúde. Isso porque ainda não se encontrou uma forma de substituir o sangue humano para fins terapêuticos. Objetivos: Este estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam o comportamento de doação de sangue, quanto a aspectos motivadores, dificultadores e de valores pessoais, bem como identificar estratégias de captação. Método: Realizou-se pesquisa exploratória, de abordagem mista, desenvolvida com dois grupos - doadores de sangue e não doadores. A abordagem quantitativa foi representada por uma amostra de 417 participantes doadores e 250 não doadores. Na abordagem quantitativa, os dados foram coletados por meio de uma Escala de Altruísmo e do Questionário de Valores Básicos (QVB) e, para a análise desses resultados, foram realizadas análises de correlação, teste T e tamanho do efeito para verificar se haviam diferenças significativas entre grupos. Resultados: Dentre os achados mais relevantes, destaca-se o auxílio ao próximo como o fator de maior motivação para a realização de uma doação, mas que não mobiliza os indivíduos à prática de doar. Quanto à avaliação do altruísmo, verificou-se que os indivíduos doadores e não doadores não apresentaram diferença quanto a esse caráter, uma vez que o fato de ser altruísta não se reflete em ações pró-doação. A motivação partiria de algo individual e particular. Os achados deste estudo permitem colaborar para o aprimoramento do processo de captação de doadores, possibilitando a elucidação de possíveis estratégias eficientes para a captação. Conclusão: Os dados coletados permitiram a análise de fatores que motivam e que dificultam uma doação, assim como foi possível identificar valores que estão relacionados ao comportamento do doador.

Características

ISBN 978-65-266-2789-1
Número de páginas 50
Edição 1 (2024)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários