O Cinema dedica boa parte de sua atenção ao próprio Cinema. Desde as suas origens, ele vive aludindo a si próprio. Continuadamente, suas obras incorrem em práticas de metalinguagem, autorreflexividade e autorreferência. Parece que no universo cinematográfico para onde quer que se olhe, o próprio cinema estará por lá, em um segundo nível de presença.
Este livro possui portanto como objetivo efetuar uma investigação cuidadosa sobre as práticas da reflexividade no Cinema. Apresentando uma grande variedade de filmes, provenientes de diferentes origens, tempos, gêneros e correntes estéticas, ele se dedica a averiguar historicamente o surgimento, motivações e idiossincrasias da frequentação do Cinema sobre ele mesmo, em paralelo com cada um dos momentos angulares da trajetória deste meio de comunicação, desde a sua criação até os nossos dias. Direcionado a cinéfilos, mas também a estudantes de Cinema, Comunicação, Publicidade, ou demais disciplinas ligadas às artes e à história cultural, a sua finalidade primária é a de elucidar, através de um sólido alicerce teórico, os processos por meio dos quais o discurso cinematográfico reflete, replica, valora e mesmo desdenha de si mesmo.
ISBN | 978-85-54176-12-9 |
Número de páginas | 382 |
Edição | 1 (2018) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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