Esta obra é um guia prático e inspirador para professores que desejam transformar suas aulas em experiências vivas, participativas e significativas por meio das Metodologias Ativas. A autora apresenta conceitos, fundamentos e exemplos reais de aplicação de estratégias como Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares, Sala de Aula Invertida, Cultura Maker, Gamificação, Pesquisa de Campo e Oficinas, entre outras.
Ao longo das páginas, o leitor encontrará rubricas avaliativas, roteiros e quatro sequências didáticas completas, desenvolvidas e aplicadas em escolas públicas, que abordam desde conexões culturais entre África e Brasil, passando pelo estudo dos domínios morfoclimáticos do Brasil, até a construção de uma maquete escolar como registro histórico e projetos de intervenção comunitária, como a prevenção da dengue.
Mais do que um manual, esta cartilha é um convite para repensar o papel do professor como mentor e do aluno como protagonista, promovendo o aprendizado integrado de conteúdos, habilidades e valores. Com uma linguagem clara e exemplos concretos, ela mostra que é possível unir inovação pedagógica, colaboração e criatividade para formar cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do século XXI.
Produto Educacional vinculado à Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia – Instituto Federal Catarinense – Campus Brusque, sob orientação do Prof. Dr. Maurício Rizzatti (UFPel)
| ISBN | 978-65-266-6221-2 |
| Número de páginas | 99 |
| Edição | 1 (2025) |
| Formato | 16x23 (160x230) |
| Acabamento | Brochura c/ orelha |
| Tipo de papel | Ahuesado 80g |
| Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.