BritHadasha
Mandamentos da Aliança Renovada
Mandamentos do Novo Testamento
BritHadaSha
Por
JPCastro,é professor universitário,com as seguintes cátedras:bacharel em teologia,formação em psicanálise,licenciatura em pedagogia,bacharel em comunicação social(jornalismo),especialização lato sensu em judaísmo e cultura hebraica,mestre em estudos bíblicos,mestre em ciências da educação,Th.D.(concentração em educação ministerial e missiologia);Ph.D,em psicologia clínica e organizacional,e pastor evangélico,de linha reformada,presbiteriano.
Judaismo
Os dez mitzvot-mandamentos transmitidos por Elohim-Deus a Moshe-Moisés,são observados pelos hebreus várias décadas,integralmente como estão em Shemot-Êxodo,20.1-17;Devarim-Dt. 5.7-21.
Maimônides,um sábio judeu,reescreveu-os,transformando-os em 613 Mitzvot-mandamentos,sendo 248 positivos,tipo:faça,e o restante 365 negativos,tipo:não faça.
No judaismo,quase todas as correntes,seguem ou tentam obedecer os 613 da forma que Maimônides interpretou,mas há correntes também que não obedecem integralmente,e sim,somente os dez mandamentos como descritos por Moshé,em Êxodo 20.
MASHIYAH-CRISTO
O Mashiyah-Cristo,confirmou todos os mitzvot da Tanak-antigo textamento,em Matitiyahu-Mateus,5.17,18.
Foi necessário,porque Ele foi gerado sobre a égide da Toráh-Lei de Moshé,foi educado nos princípios da antiga aliança,mas tào logo iniciou sua missão de implantação do Malchut-Reino de Elohim-Deus,Matitiyahu-Mateus,4.12-25(17).
Dez Mandamentos Eem Dois
Maschiyah-Cristo,foi questionado pelos fariseus:qual seria o maior mitzvá da Toráh,Ele respondeu-LHE: amar a Elohim-Deus,de todo lev-coração,de toda a nefesh-ALMA,e com todas as forças,e amar ao próximo como a ti mesmo,assim o Maschiyah,cumpriu e reduziu os dez mitzvot de Shemot-Êxodo 20.1-17 em apenas dois,Mateus,22.36-40.
Cristianismo ou Mashiyanismo?
No Cristianismo(Maschianismo),nunca teve uma organização dos Mitzvot-mandamentos da nova aliança-brith hadashá(Novo Testamento),mas esta necessidade surgiu para que os seguidores do Maschiyah,possam ficarem mais próximos de sua verdadeira origem,isto é,o judaismo.Até porque o quarto século da era comum(AC),a Kehilá-Igreja,era totalmente parecida com o culto judaico,diferenciando-se,que não havia nenhum tipo de ritual.
A partir do quinto século,as comunidades foram atingidas com os costumes de ROMA,a igreja cristocêntrica perdeu-se os costumes mais judaicos.A igreja agora precisa ser restaurada urgentemente,pois cada dia,está ficando secularizada e próxima à igreja católica romana,isto não pode continuar,o catolicismo não é monoteista e cultiva muitos ídolos,sua liturgia,diferencia e em muito da igreja evangélica de Cristo,esta decisão,tem que ser tomada,melhor a igreja ser judaizada,do que romanizada.Não necessita que igreja evangélica vai ficar semelhante a um culto judaico,mas precisa urgente,de parecer mais com Cristo,seu fundador,Mt.16.18.
Mandamentos no Coração-lev
Na Nova Aliança,ou Aliança Renovada,Elohim-Deus definiu que os Miztvot-mandamentos,são impressos na mente e no lev-coração,navi-profeta Yirmeiyahu-Jeremias,31.31-34(33) e Ivrim-Hebreus,8.8.-13(10),Ivrim-Hebreus,10.15,16.Mas todos os crentes evangélicos,necessitam conhecer os mandamentos determinados na Lei de Cristo,Gálatas,6,1,2.
Mandamentos no Novo Tstamento
Dos 10 mandamentos,Maimônides,subdividiu em 613 mandamentos,248 negativos,tipo,não faça,e 365 positivos,tipo:faça.
TRÊS CATEGORIAS DE MANDAMENTOS
No Novo Testamento,existem vários mandamentos,uns editados por Cristo,e outros pelos apóstolos,há uns negativos,tipo:não faça(MN);outros,positivos,tipo:faça(MP);e também,alguns neutros(MNT),são mandamentos,que relatam uma realidade imutável,no decorrer deste estudo,vou classificando-os,cada um,na medida em que serão listados,na seguinte ordem:mandamento positivo(MP),mandamento negativo(MN),e mandamento neutro(MNT).
Número de páginas | 139 |
Edição | 1 (2024) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Ahuesado 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.