«Fome da Palavra» - da Palavra «de Deus» - é o título do nosso Minicurso que saiu como uma das possíveis respostas à pergunta: «Fome de quê?», título geral e programático desta VIa SEMOC (Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica do Salvador).
Vai logo aparecer - e não menos surpreender - esta direta correlação entre Palavra e Fome que parece até paradoxal, sendo duas categorias sem aparente relação. Falar de «Fome da Palavra» significa reconhecer a esta Palavra um valor ‘alimentar’ ou ‘nutricional’; significa também reconhecer uma apetibilidade e, portanto, um ‘sabor’ a esta Palavra, sabor que pode ser doce ou amargo, agradável ou não, satisfatório ou não.
E aqui se coloca o próprio objetivo deste Minicurso. A nossa pesquisa será claramente relativa ao âmbito bíblico e - a este respeito - a questão preliminar que deveria ser considerada, será se «Fome da Palavra» é categoria bíblica em sentido próprio.
Neste caso, não teria receio de antecipar uma resposta que acredito, sem dúvida, positiva à luz dos vários textos bíblicos que tratam de forma explícita deste assunto. E’ quanto agora iremos considerar.
Quanto à questão metodológica, o nosso intuito - assim como em todas nossas obras - é sempre aquele de associar o compromisso científico na análise dos textos com o compromisso de aprofundamento espiritual. Uma metodologia "complementar", portanto (como a definiu o Card. J. Ratzinger em uma grata e inesperada comunicação), e ao mesmo tempo - e por mais que possível - unitária.
Em relação ao tema específico do nosso Minicurso, o itinerário de desenvolvimento aqui previsto, irá conceder amplo espaço também ao relacionamento da Palavra com o Nome, dentro do âmbito conceitual bíblico, podendo ser ampliado nos termos: Fome da Palavra, Espera do Nome e encontrando-se, na parte final, como o tema bíblico da ‘deificação’.
Número de páginas | 74 |
Edição | 1 (2004) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.