Figuras de linguagem
‘Comunicar’ = tornar comum. Eu tenho uma ideia na cabeça e quero passar pra você. Vamos deixar de lado qualquer outro meio de ‘comunicação’ que não pelo uso da linguagem verbal – oral ou escrita.
Eu uso palavras. Eu me comunico. Eu falo ou escrevo... você ouve ou lê e está tudo bem...
Bom. Não é bemmm assim... eu sei. Houvesse só a linguagem denotativa estava tudo resolvido... mais ou menos, né? 😉
Bom. Sabemos que não é bemmmm assim... quando usamos a linguagem para convencer outros a fazer certas coisas, a acreditar em certos conceitos, a sentir certas emoções, a mergulhar em certos estados de alma, a construir uma incrível imagem de nós, provavelmente, se formos ‘denotativos’, demais jamais alcancemos nossos objetivos.
Então, sublinhamos determinadas ideias, chamamos atenção para certa passagem, enfatizamos determinadas expressões. Jogamos confetes e serpentinas. exageramos... minimizamos... suprimimos... repetimos... encobrimos... dizemos uma coisa para dizer outra...
Há uma abertura infinita dita pelo implícito... e, pra complicar, todo mundo sabe que dizer algo é não dizer tudo. E está tudo bem.
E, nesta conversa toda, onde entra o assunto deste livro: Figuras de linguagem?
Bom... Figuras de linguagem, ou figuras de estilo, são recursos estilísticos empregados na linguagem oral e escrita com a finalidade de aumentar a expressividade da mensagem.
... e complicar a comunicação um pouquinho mais, dirá você, caro leitor.... hahahah
É... você pode ter razão, sim. Às vezes elas complicam o entendimento... mas... (sempre há um mas, thanks God) elas podem ter grande utilidade: amenizam uma mensagem, reforçam uma ideia, trazem emoção, causam surpresa e até quebram nossa cabeça – para conseguir entender o que o dono daquelas palavras quis dizer.
As Figuras de linguagem são de quatro tipos: figuras de palavras, de sintaxe, de pensamento e de som.
Suas definições estão nas páginas do livro.
Amo conhecer a etimologia das palavras... então também coloquei a origem de cada termo que expressa cada figura de linguagem...
E, como sei, que nada melhor do que exemplos pra esclarecer muito bem um determinado assunto, tema... há pelo menos um exemplo de cada uma delas.
E é só! que você leia este livro um milhão de vezes é o que espero.... rssss. Brincadeirinha.
A autora
Ilha de Santa Catarina, agosto de 2024
Número de páginas | 120 |
Edição | 1 (2024) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.