Beatriz Dias Girotto é uma escritora, tradutora e poeta brasileira, paulista, nascida em 12 de abril de 1981, no bairro da Moóca, zona leste de São Paulo. Residiu por 24 anos na cidade de São Caetano do Sul, SP, e atualmente, vive na cidade de Mogi das Cruzes, SP.
Foi membro da OPB - Ordem dos Poetas do Brasil.
Participou de um manifesto na Avenida Paulista, no dia Mundial da Poesia, ano de 2014.
Foi colaboradora no livro, " Brasil Poesia Hoje", edição histórica da OPB.
Em 2017, foi convidada pelo presidente, Maurício de Azevedo, "a dar vida" ao seu grande sonho, a publicação do livro, "Fases de uma Face", nome dado ao blog em que a poeta arquiva suas criações desde o ano de 2009.
Bacharel em Letras no curso de Tradutor e Intérprete (espanhol- português) pela FMU, atuou como tradutora e revisora autônoma.
Escreve desde os 9 anos, como forma de exercício da própria liberdade, descobrindo na escrita seu maior meio de expressão. Aborda tanto temas sociais, quanto temas que retratam a complexidade humana, movida pela subjetividade, emoção e o lirismo bem marcado em suas construções.
Participa intensamente da divulgação do gênero Poesia, nas redes sociais. Criou o grupo, Poetizando no Virtual, (PNV), no ano de 2015, para divulgação do gênero. Realizou com sua equipe o primeiro Sarau Virtual do grupo, tema relacionado ao confinamento social vivido pela chegada do Covid-19, "Pandemia de Emoções", ano de 2020. Atualmente, criou o cantinho cultural, "Tradução & Versos", com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre literatura, línguas e tradução.
Tornou-se acadêmica da Alipe – Acadêmia Literária Internacional de Poetas e Escritores – no primeiro semestre de 2020.
Foi coordenadora da página, Vídeos e Textos Literários Alipe. Atua como revisora de textos, declamadora e editora de vídeos feitos para a divulgação da confraria e de seus acadêmicos.
Criou, em dezembro de 2020, o estilo poético Estrela.
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.