DICIONÁRIO DE ESCALAS E MODOS PARA VIOLÃO E GUITARRA EM DIAGRAMAS
Inicialmente, O objetivo deste dicionário é fornecer uma rotina prática e concomitantemente uma informação organizada para ser aprendida e relacionada com as experiências que cada aluno já saiba. Diagramas são fáceis de entender na aplicação das escalas e acordes, juntamente com as respectivas tríades e tétrades(formação dos acordes).
Os modos gregos são importantes para improvisação, composição e devem ser utilizados de uma forma clara. Do mesmo modo, é fundamental compreender a ordem dos modos como se fossem um alfabeto porque cada um tem “um modo” e um "som diferente". Entretanto, cada acorde está relacionado com o primeiro passo de uma escala maior e cada escala é uma "digitação diferente" , eles só começam em "posições diferentes" . Além disso, veremos as técnicas, palheta, "exercícios não melódicos " funcionando como "warm-up"(aquecimento), juntamente com outras escalas. Por exemplo, a escala pentatônica, escala de blues, escalas exóticas, modos ds escala menor natural, modos da escala menor melódica, modos da escala menor harmônica, escalas de bebop e finalmente as escalas simétricas. Tudo em diagramas!
Este dicionário não ensina teoria musical. Porém, é preciso enfatizar que os estudantes que estão interessados em se tornar um músico devem obter um conhecimento abrangente de diagramas, partituras e tablaturas para serem proficiente.
DIAGRAMA I-REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
DIAGRAMA II- "EXERCÍCIOS NÃO MELÓDICOS": O objetivo desses exercícios é a "sincronização da mão direita e esquerda" para que a digitação traga independência entre a palheta e técnica, criando uma combinação entre eles. Este é um exercicio para ambas as mãos. Como resultado, a técnica será mais eficaz, porque eles envolvem o uso de repetições através de palhetada alternada, “downstrokes” e “upstrokes”.
DIAGRAMA III- MODOS GREGOS : jônio, dórico, frígio, lidio, mixolídio, eólio e lócrio.
Originados da Grécia Antiga, os seus nomes eram modos litúrgicos, modos eclesiásticos, escalas antigas, escalas medievais, explicando que os modos são divididos em: Maiores (jônico, lídio e mixolídio) e Menores (dórico, frígio, eólio e lócrio). Além disso, uma seção extra sobre harmonia tonal e modal.
DIAGRAMA IV- ESCALA PENTATÔNICA: 3 notas por corda e as cinco digitações mais usadas.
DIAGRAMA V-ESCALA DE BLUES: 3 notas por corda e as cinco digitações mais usadas.
DIAGRAMA VI - ESCALAS EXÓTICAS: frígio maior, frígio menor, harmônica menor, oriental, árabe maior, árabe menor(húngara menor), japonesa in sen, hirojoshi, kumoi e mongolesa.
DIAGRAMA VII- MODOS DA ESCALA MENOR NATURAL
DIAGRAMA VIII - MODOS DA ESCALA MENOR MELÓDOICA: (menor melódica), dórico b2, lídio #5 (lídio aumentado), lídio b7 (lídio dominante), mixolídio b6 (também chamado hindu), eólio b5 (lócrio #2) e super lócrio (também chamada de escala alterada).
DIAGRAMA IX - MODOS DA ESCALA MENOR HARMÔNICA:(menor harmônica), locrio natural 6, Jônico #5, dórico #4, frígio maior , lídio #2, alt bb7.
DIAGRAMA X - ESCALAS DE BEBOP : bebop maIor, bebop menor, bebop dominante, bebop meio diminuto.
DIAGRAMA XI- ESCALAS SIMÉTRICAS: a escala diminuta com 3 notas por corda, 2 notas por corda e uma de passagem, a escala dominante diminuta com 3 notas por corda, escala de tons inteiros , escala cromática e aumentada.
ISBN | 978-85-914326-1-5 |
Número de páginas | 81 |
Edição | 1 (2015) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Brochura |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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