Contos e Lendas Italianas

Por Geraldo Spacassassi

Motivacional, Espiritual, Contos De Fadas E Folclore, Psicologia, Autoajuda

Esta página foi vista 53 vezes desde 21/08/2024

Com alegria, compartilho com vocês mais uma pesquisa, composta por uma seleção de contos, extraídos de três coletâneas de renomados escritores ingleses, a saber:

• “Gesta Romanorum/Façanhas dos Romanos” de Henry Morley.

Essa obra que poderia ser definida como uma compilação medieval de contos destinada a ser usadas para animar e impor lições de moral, aos fiéis simples e rudes, através do púlpito. No século XIII era prática dos pregadores, despertar os fiéis sonolentos citando Fábulas de Esopo! É claro, que se recomendava um uso parcimonioso e discreto dessas fantasias profanas na discussão de assuntos sagrados.

• “Roman Legends: A Collection of the Fables and Folklore of Rome/Lendas Romanas: Uma Coleção das Fábulas e Folclore de Roma” de Rachel Harriette Busk.

Essa obra documenta a relação entre a pesquisadora e seus informantes italianos. O fato de estar escrevendo sobre sociedades diferentes da sua, obrigou-a a refletir sobre a diferença cultural, mas por estar livre das obrigações do sistema de classes britânico, ela se sentiu capacitada a desfrutar da vida da aldeia, participando de seus ciúmes e altercações tão avidamente quanto se juntava às suas celebrações coletivas.

• “Italian Popular Tales/Contos Populares Italianos” de Thomas Frederick Crane.

Essa obra enfoca contos escritos exatamente como relatadas pelo povo, na sua maior parte, por mulheres simples e analfabetas, verdadeiras guardiãs desse conhecimento antigo. Meu objetivo foi simplesmente apresentar ao leitor, não familiarizado com os dialetos italianos, uma coleção clara e simples desses contos populares italianos.

Que sua jornada através desse universo mágico, seja gratificante!

Geraldo Spacassassi

Astrólogo e Tarólogo. Ministro cursos: Tarô Mitológico, Baralho Lenormand, Astrologia e consultas de aconselhamento.

Autor dos livros:

Mitos e Contos de Fadas da Irlanda

Contos de Fadas do País de Gales

Caminhos do Crescimento Pessoal: gscaminhos.com

Comunidade Clube de Autores: alphagraphicsbook.ning.com/profile/GeraldoSpacassassi