Bússola

Direcionando a escolha certa

Por Orlando J. Barros

Código do livro: 128726

Categorias

Saúde, Adolescência, Abuso, Família E Relacionamentos, Educação de Filhos, Didáticos

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Sinopse

“BÚSSOLA”

“Direcionando a escolha certa”

Introdução

O mundo está passando por um dos piores períodos de sua história conhecida, onde nossos jovens e crianças estão se matando, e a principal arma utilizada são as Drogas, sejam elas legais, tendo como melhor exemplo as bebidas alcoólicas; sejam as ilícitas, como maconha, cocaína, etc. e muitas outras antigas e novas, que a cada dia são lançadas no mercado negro.

E por que nossos jovens vão de encontro com as drogas? O que eles buscam nas drogas? Fuga de algum problema? Adrenalina? Emoção? Coragem? Precisamos mostrar, e provar, que tudo isto pode ser conseguido com ações que não envolvam drogas, esporte, cultura, lazer, cidadania e muito mais. Tudo isto podemos só podemos conseguir através da Educação.

Há muito tempo a sociedade procura combater estas drogas. Muitas tragédias já aconteceram por causa delas. Estes “combates” estão sendo realizadas de várias maneiras, seja com o trabalho da justiça, através da repressão da polícia no combate ao narcotráfico, ou com o apoio de instituições criadas especificamente para dar apoio a viciados que tentam se livrar das drogas, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos e tantas clínicas de recuperação, onde jovens são trancados, com a melhor das intenções, na tentativa de deixá-los “limpo”, de livrá-los deste vício que não corrói só a ele, mas também todos que estão próximos, família, parentes, amigos, nossa sociedade em geral.

Nossos adultos não estão preparados para enfrentar estes distúrbios sociais, isto entre pais e professores. Muitas vezes nos deparamos com escolas fechadas porque aconteceu algum crime, ou porque os traficantes ordenaram, e professores assustados, mais ainda por não terem o preparo técnico e didático na questão prevenção de drogas e por isto não conseguem saber como enfrentar este tipo de problema, e por não receberem o respeito que merece dentro da própria sala de aula. Muitas vezes dentro da própria residência, os pais não sabem que atitude tomar, pois com a correria do mundo moderno, não conseguem mais aplicar metodologias de ensino no lar, ou por falta de tempo ou por desconhecerem tais métodos, sendo assim o nosso jovem, sem princípios, não respeita os direitos individuais e coletivos numa sociedade; outro defeito de vivência familiar é não acreditar que as drogas poderão invadir o próprio lar, mas esquecem de que não ficam com os filhos vinte e quatro horas por dia, e que o jovem, por sua própria característica é um rebelde, um aventureiro, sempre em busca de novas descobertas. E estas novas descobertas geralmente acontecem nas escolas, pois é onde a criança, o jovem, encontra amigos, e muitas vezes não tem o discernimento apurado para diferenciar os bons amigos, dos maus.

O principal objetivo deste projeto é prevenir crianças, jovens e adultos para que não cheguem a utilizar drogas. Todos sabem o quanto é difícil chegar diretamente até um jovem devido a esta “rebeldia”, muitas vezes sem idade suficiente acha que já é sabedor de tudo e mais um pouco, sendo necessário tato especial que é encontrado em pessoas de confiança desta criança/jovem, que podem ser professores, pais, parentes e até mesmo amigos mais velhos, afinal a criança/jovem sempre se espelha naqueles que admira. Estas pessoas que a criança/jovem admira se tornam importantes meios para se chegar a este objetivo, sendo assim, nossa proposta é prepará-los para esta tarefa, e esta preparação será apresentada nos itens a seguir.

Justificativa

É certo que assim como a cultura de um povo, a educação não acontece da noite para o dia, mas sim de longos anos de ensinamentos, de exemplos que os mais jovens tendem a seguir, e vale lembrar “o jovem se espelha nos adultos de hoje, para copiá-los amanhã”. Um bom exemplo é o hábito de jogar lixo no lixo, se a criança acompanha, ao longo de seu desenvolvimento, pessoas que tem o costume de jogar o lixo em locais apropriados, ou guardar este mesmo lixo até encontrar a devida lixeira, seu inconsciente fica condicionado a tomar as mesmas atitudes, e o inverso tem o mesmo efeito.

A criança/jovem deve ser cercada de todos os cuidados para que não se envolvam, ou para que saiam ilesos de tais problemas. E uma parte do cuidado a que o jovem tem direito, é representada neste projeto pelos professores (profissionais da área de educação), a quem é direcionado este conjunto de informações que apresentaremos a seguir.

A intenção de nosso trabalho é preparar os professores para a difícil tarefa de apresentar alternativas de vida aos jovens, demonstrar como os jovens podem ocupar o próprio tempo não deixando espaço para o envolvimento com as drogas. A criança/jovem deve, por sua própria escolha (fundamental para eles), se afastar das drogas, seja para não aceitar a situação dominadora das drogas, seja para sair delas, ou seja, abandonar o consumo destas drogas. Claro que este estímulo deve ser sutil, não devendo ser radical, afinal o jovem já é por natureza um rebelde, no bom sentido, sendo um tanto quanto resistente a conselhos, principalmente se estes conselhos tendem a tirar a liberdade que eles acham que possuem a liberdade de escolher o que é melhor para eles.

Hoje em dia, a maior parte dos projetos de combate ao uso de substância entorpecente tem como principal foco de atuação o “Combate” efetivo ao tráfico (repressão), através das polícias, da justiça, etc. e a criação de clínicas e mais clínicas de recuperação. As únicas campanhas de “Prevenção”, são as veiculadas nos diversos meios de comunicação, através de campanhas publicitárias.

Todo trabalho acima descrito, tem uma participação importante na tentativa de livrar a sociedade deste mau, porém o que falta, e não só para as crianças/jovens, mas também aos adultos que convivem com estes, é a capacidade de conversar sobre o assunto abertamente, e muito mais do que conversar e ter conhecimento do assunto a ser tratado, aproveitando isto para a prevenção, através da educação.

Objetivo

O objetivo deste projeto é a criação de uma instituição para preparar os profissionais da área da educação para que tenham condições de encarar os problemas com drogas, entre alunos (crianças/jovens), mais abertamente. Os professores são os profissionais mais importantes para adquirirem este conhecimento, até mesmo por que ele é fruto de uma sociedade que esta se deteriorando com este problema sério e lembrando que eles também são pais e mães com seus filhos (as), nas mãos de outros profissionais que podem estar nas mesmas condições que ele.

Lembrando que o perfil de seu trabalho se encaixa, ficando grande parte do dia em contato direto com as crianças/jovens, e sendo considerado pela maioria dos alunos como um segundo exemplo de futuro, o primeiro seriam os pais. Estes profissionais se tornariam “multiplicadores”, pois poderiam colocar em prática o aprendizado deste conhecimento juntamente com os pais, pois somando com os pais serão todos fortalecidos neste combate, que será feito usando o conhecimento e não a violência, onde nas escolas seu trabalho junto aos pais será em divulgar as informações, ensinando assim outros profissionais a alcançar o objetivo do projeto, a prevenção.

Resultados esperados

(Educação e Cultura para uma Sociedade sem Drogas), este é o resultado final esperado.

Como a equipe do Projeto enfatiza, no decorrer do texto deste projeto, a partir do momento que a sociedade não aceite mais as drogas e todos os malefícios que elas trazem, de uma forma natural, sem pressão, o objetivo foi alcançado. Esta sociedade citada poderá ser formada por uma cidade inteira, ou um bairro, ou ainda uma escola, talvez uma sala de aula, ou apenas um grupo de pessoas, não importa desde que a recusa seja de forma natural. Assim como é importante e culturalmente normal para o índio viver em harmonia com a natureza, esperamos inserir a importância do “não às drogas”, para uma sociedade mais justa, mais harmoniosa.

É bom enfatizar que este problema de drogas já atingiu todos os Estados em diversas classes e categorias é importante divulgar este conhecimento não só em São Paulo, mas todo o Brasil em todas as escolas dos níveis Municipais, Estaduais e Federais.

É possível ter ideia dos milhões de pessoas na área da educação e pais que poderão ser atingido por este conhecimento que por sua vez de primeiro momento não será a solução para este problema com as drogas, mas será um grande passo para chegarmos a uma solução.

Orlando José Barros, brasileiro, casado, Policial Militar em São Paulo desde 1988, bacharel em Direito, formado pela Universidade Mogi das Cruzes, em 1996. Possui extensa formação que o capacita a ministrar os cursos propostos pelo Projeto “BÚSSOLA”, sendo eles:

*Membro da Sociedade Brasileira de Arte Cultura e Ensino

Titulo: Comendador

*Membro da Associação Brasileira Internacional de Paz da ONU

Titulo: Classe Especial

*Curso de extensão a distância de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

UNB – Universidade de Brasília

*Universidade Federal de São Paulo

Psicofarmacologia para Psicólogo

*CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

Universidade Federal de São Paulo

*Capacitação de Recursos Humanos para Prevenção de Drogas

DIPE – Polícia Civil do Estado de São Paulo

*Formação de Monitores do “Projeto Decide” – Prevenção de Drogas

SIESP - DECIDE (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo

*Esporte como Alternativo para Prevenção do Uso e Abuso de Drogas

FOS – Federação de Obras Sociais - Crianças e Jovens

Características

ISBN 978-65-5392-993-7
Número de páginas 190
Edição 1 (2022)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Colorido
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

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Orlando J. Barros

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