Agência Nacional de Saúde Suplementar: O Estado e a Saúde Privada no Brasil

Por Kristian Rodrigo Pscheidt

Código do livro: 167306

Categorias

Economia, Direito, Economia, Saúde E Fitness, Constitucional, Direito Administrativo E Prática Regulatória

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 3708 vezes desde 15/06/2014
Versão
ebook
€ 3,83
Leia em Pensática
Valor total:
€ 3,83
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

O livro pretende demonstrar que, não obstante o Estado deter o dever de prestar assistência universal, gratuita e integral à saúde do cidadão, o marco regulatório da saúde suplementar, consubstanciado pela Lei 9.656/1998, pautado por uma análise histórico-estrutural, permite concluir pela transferência de parte desta responsabilidade à iniciativa privada, em especial as operadoras de planos de saúde, que hoje possuem 48,7 milhões de beneficiários e detêm características ímpares. Desta forma que a avaliação do segmento deve pautar-se, a partir de sua ótica constitucional, pela relação estrutural existente entre operadoras de saúde e as políticas governamentais.

Neste caminho, perceber-se que a constituição de uma agência reguladora e a forma de atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desvendam que o objetivo do Estado é desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS) mediante a transferência de obrigações primárias às operadoras de saúde. Os beneficiários dos planos de saúde, mediante disposições regulatórias, passaram a se tornar suportados pela iniciativa privada.

Ocorre que a substituição do Estado pela saúde suplementar sem considerar as peculiaridades do setor vem resultando no esgotamento da idoneidade financeira das operadoras de saúde, o que indica que o modo de regulação delineado para o segmento pode não estar em consonância com a otimização deste recurso escasso.

Características

ISBN 978-85-917496-0-7
Número de páginas 90
Edição 1 (2014)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários