Aeroporto de Congonhas.

uma vez um lugar.

Por Wesley Macedo

Código do livro: 744637

Categorias

História E Crítica, Arte E Arquitetura, Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Arquitetura

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Sinopse

O livro dá foco ao projeto de arquitetura original para o Terminal de Passageiros do Aeroporto de Congonhas criado nos anos 1940 e inaugurado em 1955. A pesquisa contempla abordagem de sua criação que se dá a partir dos anos 1930, quando as primeiras pistas ainda em terra batida foram inauguradas no local, assim como seus primeiros voos.

A partir de abordagens que agregam os conceitos de lugar e não lugar, bem como a importância do documento iconográfico, a narrativa aqui busca um olhar crítico para as ampliações, intervenções e descaracterizações que o Terminal sofreu ao longo dos anos, após sua inauguração.

Presente na memória de muitos paulistanos e daqueles que o frequentaram principalmente entre as décadas de 1950 e 1970, o Aeroporto de Congonhas é um exemplar do art déco. Agraciado com murais artísticos notórios, o terminal de Congonhas não teve seu projeto original preservado e, com isso, sua concepção original foi parcialmente perdida, principalmente no que se refere à sua configuração posterior, voltada para as pistas de voos. Também foram perdidos os terraços e as prainhas que outrora permitiam seus visitantes frequentar o lugar para assistir o movimento daqueles aviões: o que era novidade para muitos. Logo, o lugar original que contemplava função de passeio e visitas, foi se transformando num aeroporto de padrões tradicionais (um não lugar).

Características

Número de páginas 131
Edição 1 (2024)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Ahuesado 80g
Idioma Português

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Wesley Macedo

Wesley Macedo

Arquiteto e Urbanista, graduado, mestre e doutor em Arquitetura e Cidade pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP, onde atualmente é pesquisador de pós-doutorado.

Realizou projetos de arquitetura e atividades de pesquisa entre São Paulo, Nova Iorque e Milão. Também atua como professor universitário, desde 2016

Wesley Macedo é bacharel (2010), mestre (2012) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP.

Durante sua graduação, enquanto formação complementar, realizou uma série de cursos, trabalhos e pesquisas em História da Arte, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea - entre disciplinas da FAU, FFLCH, ECA e MAC - unidades da USP, entre outras como MAM, MASP e Escola São Paulo. Logo, seus estudos nesse campo de conhecimento contribuíram para sua pesquisa de iniciação científica: "Museus de Arte: extensões contemporâneas (1989-2009)."

Sua dissertação de mestrado contempla um estudo sobre o movimento dos espaços alternativos de arte em Nova Iorque, nos anos 1960-70, com foco na análise do processo de criação e institucionalização do PS1 Institute for Contemporary Art, atual MoMA-PS1. Este trabalho incluiu pesquisas nos acervos museológicos do MoMA e MoMA-PS1, bem como visitas técnicas, levantamentos in-loco, e entrevista com Alanna Heiss, figura importante para o referido movimento alternativo de arte, além de fundadora do PS1 (MoMA-PS1), inaugurado em 1976.

Também realizou pesquisa sobre lugares abandonados, reciclagem e conversão de edifícios, entre São Paulo e Milão, quando em 2017 realizou pesquisas e participou de projeto arquitetônico correlato. Sobre o tema, publicou artigo na Revista Ara - Museu e Património FAUUSP, disponível on-line no Portal de Revistas da USP / ARA.

Atualmente é pesquisador doutorando da Universidade de São Paulo, cujo exame de Qualificação foi realizado em 13 de maio de 2022, com a participação dos docentes: o Presidente Prof. Dr. Oreste Bortolli Junior; a Profa. Dra. Maria Cecília França Lourenço (Dep. História da Arquitetura e Estética do Projeto / AUH - FAUUSP), e o Prof. Dr. Rafael Cunha Perrone (Dep. de Projeto / AUP - FAUUSP). Aprovado, a banca lavrou em ata seus comentários: "Tema inédito, de atualização, o qual deve contribuir para o projeto arquitetônico."

A tese observa o contexto da construção do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Congonhas, com foco na análise do projeto arquitetônico original - cujo autor foi o engenheiro-arquiteto Hernani do Val Penteado - e as intervenções posteriores, a fim de atender demandas contemporâneas. A partir do conceito dos "não-lugares", esta pesquisa de doutorado tem olhar crítico sobre a descaracterização arquitetônica do objeto e seu significado urbano e cultural na memória paulistana.

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