PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VITÓRIA-ES:

À LUZ DA REFORMA URBANA

Por MARCELO DA FONSECA FERREIRA DA SILVA

Código do livro: 403308

Categorias

Política Pública, Planejamento Regional, Planejamento Da Cidade & Desenvolvimento Urbano, Transporte, Geografia E Historia, Ciência Política

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Sinopse

O estudo faz uma reflexão sobre a integração entre os diferentes modos de transporte que é uma das condições essenciais para acessar aos bens e serviços urbanos, gerando uma integração entre os meios sociais e o urbano, rompendo as mazelas da segregação do espaço urbano, das cidades, é focando na melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas.

O principal objetivo dessa obra e descrever como tem sido aplicado o Plano de Mobilidade/Diretor Urbana do município de Vitória-ES a partir do processo da Lei 12.587/2012, a luz de uma reflexão crítica sobre a cidade.

Visando as alterações na legislação e promulgação da lei, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana de que tratam inciso XX do art. 21 e o art. 182 da Constituição Federal de 1988. Destina-se a identificar como esse processo organizacional do Estado e das Cidades está sendo desenvolvidos e aplicados dentro da cidade de Vitória, seguindo os procedimentos legais da legislação nacional e municipal.

Tendo como exigência que os municípios com população acima de 20 mil habitantes, além de outros, elaborem e apresentem Plano Diretor/Mobilidade Urbana – PDU/PMU. Com Planejando de forma ordenada e organizada propicia o crescimento da cidade a luz das diretrizes espacial e temporal enquanto fator modificador do processo urbano e social.

Com a nova dinâmica de ingresso a cidade, o direito ao espaço público e as condições oferecidas dentro do espaço urbano para acolher todo cidadão envolvido nessa demanda social se modificaram. Esse processo habitacional, da lógica de acesso a bens e serviços da cidade.

Desejamos chegar à conclusão que os gestores públicos ao se debruçar em buscar uma cidade sustentável, economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta, que visa o desenvolvimento com uso racional dos recursos materiais e naturais para as presentes e futuras gerações, lance mão do pluralismo da cidade, dentro do seu desenho urbanístico.

Pensando a cidade, como um espaço urbano social, democrático, acolhedora, que não seja excludente e sim acessível a todas as camadas da sociedade e que ás políticas públicas de habitação seja colocado em prática de forma efetiva, igualitária e que chegue a todos os cidadãos.

Características

ISBN 9786500329322
Número de páginas 123
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Português

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MARCELO DA FONSECA FERREIRA DA SILVA

Licenciatura plena em Matemática pela Escola de Ensino Superior Fabra (2013), Graduado em Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2012), Graduando em Pedagogia pela UNAR (2020).

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Especialista em Gestão de Trânsito (FACULDADE FACEC), Especialista em Direito, Educação e Segurança no Trânsito (FACULDADE LUSO CAPIXABA), Especialista em Inteligência Policial

(FACULDADE FACUMINAS), Especialista em Gestão Prisional (FACULDADE ÚNICA). Especialista em Educação.

Atualmente sou servidor do Governo do Estado do Espírito Santo, professor de pós-graduação, docente da cadeira de legislação de trânsito e política da ASSINTRAN. Docente da Escola Técnica Grau tecnico. Diretor de ensino e geral de Cfc. Consultoria e Assessoria: Em Mobilidade Urbana e

Consultor Politico. Membro do corpo

editorial, dentro do Conselho Técnico Científico da Editora Atenas. Membro do conselho editorial da Editora Científica Digital, Editor Chefe da Revista Digital Urbanismo de Mercado. Escritor.

Revista Científica Urbanismo De Mercado: urbanismodemercado.com.br

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