Memorial cultura na educação infantil

poesia, música e teatro na educação infantil

Por Marcia Ruth Kanitz

Código do livro: 694218

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Literatura Nacional, Jovens e Adolescentes, Educação

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Sinopse

Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade. Nas turmas de pré-escola, é possível fazer isso de diversas formas. Brincadeiras cantadas, como músicas e cantigas de roda, ou faladas, como trava-línguas e parlendas, sempre são bem recebidas nessa idade. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil prevê que os conteúdos ligados a essa área devem ser divididos em três blocos nas classes de 4 e 5 anos de idade: falar e escutar, práticas de leitura e práticas de escrita. Assim, num bom trabalho com esse tema a oralidade, a leitura e a escrita são apresentadas às crianças de forma integrada e complementar. O objetivo é potencializar os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças.

A concepção de criança, infância e cultura pode ser entendida sob diversos olhares, tempos e espaços. Assim, um ponto comum que cada vez mais vem sendo estudado em profundidade é a produção da cultura infantil e a necessidade da sensibilidade docente sobre este tema.

A importância da Arte na Educação Infantil. Quando se fala em arte na educação infantil, muita gente relaciona logo a aulas de desenho e pintura. Embora seja importante, o ensino das artes vai muito além de lápis de cor e papel.

O contato com a poesia pode acontecer de diversas formas na vida de uma criança. Elas estão presentes nas canções, brincadeiras, parlendas, livros e histórias. A leitura de poesias ou poemas carrega consigo um conhecimento de mundo e desperta a sensibilidade das crianças, por meio de uma leitura leve, ritmada e prazerosa.

A definição da música na educação infantil passa pelas atividades musicais que oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. A criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa. Sua interação e relações sociais serão marcados através deste contato e sua cidadania será trabalhada através dos conceitos que são passados através das músicas. A música na educação pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações. A musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior.

Características

ISBN 9786554801829
Número de páginas 116
Edição 1 (2024)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Ahuesado 80g
Idioma Português

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