O advento da pandemia, causada pelo novo coronavírus em 2020, gerou a necessidade da implantação de um Ensino Remoto Emergencial em todo o mundo, para todos os níveis de ensino. Assim, professores e alunos foram praticamente obrigados a migrar de um ensino presencial para um ensino virtual online. Esta forma de ensino foi muito importante em um primeiro momento, contudo, no decorrer dessas aulas online, surgiram novos desafios: além dos problemas iniciais de capacitação docente para o desempenho dessa nova modalidade de ensino e da adaptação das aulas para o formato online, houve também problemas com conexão e falta de equipamentos tecnológicos. E, hoje, há mais de um ano atuando no Ensino Remoto Emergencial, urge a necessidade de melhorar o engajamento dos alunos e a participação destes, sendo preciso recorrer a mais ferramentais tecnológicos de forma a tornar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e as aulas síncronas mais atrativos, dinâmicos e interativos, transitando para uma educação digital de qualidade. Nessa perspectiva, nós, também autoras do Livro “Tecnologias Móveis: aplicativos e redes sociais inovando o ensino da Matemática das séries iniciais ao ensino superior”, elaboramos este trabalho com objetivo de compartilhar conhecimentos sobre o passo a passo do uso de algumas ferramentas tecnológicas de uso livre, que compreendem as seguintes plataformas: Kahoot!, Mentimeter e Quizlet, que permitem o aprendizado de forma gamificada. E, ainda, um tutorial sobre como realizar a instalação e a gravação de aulas por meio do OBS Studio. Assim, esperamos que o ferramental apresentado aqui seja útil aos nossos leitores, e que, de fato, contribuam para melhorar a qualidade das aulas, sejam estas no ensino online, híbrido ou presencial.
ISBN | 978-65-5392-505-2 |
Número de páginas | 184 |
Edição | 1 (2022) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Brochura s/ orelha |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.