A educação é frequentemente vista como uma ferramenta transformadora para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. A educação é um direito humano fundamental e um meio para a construção de sociedades mais justas. No entanto, o acesso desigual à educação de qualidade e as práticas excludentes no ambiente escolar perpetuam as desigualdades sociais. Este projeto justifica-se pela necessidade de promover debates e ações voltadas à inclusão, à equidade e ao respeito às diferenças. Além disso. Neste contexto, investigar as relações entre educação, sociedade e justiça social é essencial para compreender como as práticas pedagógicas podem contribuir para a redução de desigualdades e para a formação de cidadãos críticos e participativos. Este projeto propõe uma reflexão interdisciplinar sobre essas conexões, buscando compilar ideias e possibilidades para promover a justiça social por meio da educação. Logo, seus objetivos consistem em: investigar os conceitos de justiça social no contexto educacional; analisar práticas pedagógicas que promovam a inclusão, equidade e diversidade; compilar experiências e metodologias inovadoras que contribuam para a justiça social nas escolas; e, propor diretrizes e recomendações para educadores e gestores educacionais. Os capítulos desta Obra são resultados de revisão bibliográfica, que se deu a partir do levantamento de estudos sobre educação e justiça social, com foco em teorias pedagógicas críticas e inclusivas; estudo de caso e relatos de experiências, ocasião que se analisou iniciativas educacionais bem-sucedidas com intuito de promover a justiça social. Assim, apresenta-se um panorama crítico sobre as relações entre educação e justiça social, por meio de uma coletânea de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, seguida de propostas de ações concretas para implementação em diferentes contextos escolares. Por fim, visa-se contribuir para a ampliação do debate sobre justiça social na educação, incentivando práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e promovam a equidade. Além disso, acredita-se que sua leitura inspirará políticas educacionais mais inclusivas e sensibilizar a sociedade sobre o papel da educação na transformação social.
ISBN | 9786554802833 |
Número de páginas | 380 |
Edição | 1 (2025) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Ahuesado 80g |
Idioma | Português |
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