Psicanálise nos Cânticos de Umbanda

Ibeijada Baiano e Boiadeiro

Por Adriano Moraes

Psicoterapia, Mente & Corpo, Inspiração E Crescimento Pessoal, Espiritualidade, Religião, Não Ficção, Desenvolvimento Humano, Corpo, Mente E Espírito, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 156 vezes desde 23/06/2024
Coloração

Adriano Moraes nos convida a uma imersão profunda na espiritualidade e na psique humana através de "Psicanálise nos Cânticos de Umbanda - Ibeijada, Baiano e Boiadeiro". Esta obra inovadora e perspicaz oferece uma análise psicanalítica dos cânticos de Umbanda, focando nas entidades da Ibeijada, Baiano e Boiadeiro.

Com um olhar clínico e sensível, Moraes explora como os cânticos dessas entidades revelam aspectos profundos da mente humana, abordando temas como infância, identidade cultural e as travessias do inconsciente. A Ibeijada, com seu simbolismo de pureza e alegria, representa as fases iniciais da vida e os arquétipos da infância. O Baiano, símbolo de resistência e sabedoria popular, traz à tona questões de identidade e ancestralidade. Já o Boiadeiro, com sua força e conexão com a terra, nos leva a refletir sobre a coragem e a busca por liberdade.

Através de uma leitura cuidadosa e interpretativa dos cânticos, o autor desvenda camadas simbólicas e inconscientes presentes nas práticas umbandistas, oferecendo ao leitor uma compreensão mais profunda e enriquecedora dessas tradições espirituais. "Psicanálise nos Cânticos de Umbanda - Ibeijada, Baiano e Boiadeiro" é uma obra essencial para aqueles que desejam entender a interface entre espiritualidade e psicologia, enriquecendo tanto o campo da psicanálise quanto o estudo das religiões afro-brasileiras.

Adriano Moraes

Adriano Moraes é um destacado autor de obras no Clube de Autores, cuja trajetória acadêmica e profissional reflete um profundo compromisso com a educação, a pesquisa e o desenvolvimento social.

Formação Acadêmica:

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Nove de Julho, Adriano consolidou suas bases teóricas e metodológicas, ampliando seu entendimento sobre as dinâmicas sociais e culturais que moldam a sociedade brasileira. Motivado por um desejo incessante de contribuir para a educação, ele se especializou em Educação pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde aprofundou seus conhecimentos sobre políticas educacionais e práticas pedagógicas inovadoras.

Buscando sempre avançar em sua formação, Adriano obteve seu Mestrado em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp), uma das mais prestigiadas instituições de ensino do país. Durante seu mestrado, ele desenvolveu pesquisas relevantes que exploram as interseções entre educação, cultura e sociedade, oferecendo valiosas contribuições para o campo educacional.

Pesquisador de Religiões de Matriz Africana:

Além de seu robusto percurso acadêmico, Adriano é um dedicado pesquisador de religiões de matriz africana. Sua investigação neste campo revela um profundo respeito e valorização das tradições culturais afro-brasileiras, destacando a importância dessas religiões na formação da identidade e resistência da população negra no Brasil. Seu trabalho contribui para a promoção do respeito e da compreensão inter-religiosa, elementos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Formação em Psicanálise:

Adriano também possui formação em Psicanálise pelo Instituto Sonata, onde adquiriu ferramentas fundamentais para a compreensão das complexidades da mente humana. Esta formação permite a ele não apenas um olhar sensível sobre os aspectos psicológicos que permeiam o processo educativo, mas também uma abordagem holística e humanizada em suas práticas profissionais e pesquisas.