Diante das mudanças relacionadas ao consumo e à educação, pode-se perceber uma tendência de aproximação do mundo acadêmico com o mercado de trabalho. Neste sentido há uma necessidade de aquisição de competências essenciais para enfrentar um mercado instável e, cada vez mais seletivo e excludente. O presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre as metodologias de ensino utilizadas no curso de Design de Moda da Faculdade de Arte e Design de Divinópolis/MG sob a perspectiva da qualidade na formação do profissional da área, bem como discorrer sobre o ensino superior de moda em seu contexto histórico, e explanar um estudo de caso, mostrando as maneiras de aprender do curso bem como as suas metodologias de ensino, tentando compreender como os alunos vêm o curso e suas expectativas quanto ao sucesso no mercado de trabalho. Foi realizada uma pesquisa de campo na IES em questão, com aplicação de questionário em 65 alunos em um universo de 120, em uma análise não probabilística, além de entrevistas realizadas com professores e alunos individualmente. A análise de dados foi realizada através de compilação de dados e apresentadas em gráficos. Diante dos estudos realizados não se pode afirmar sobre se estariam às metodologias de ensino utilizadas no curso de Design de Moda da Faculdade de Arte e Design de Divinópolis/MG adequadas à formação de qualidade do profissional da área, no entanto, pode -se notar que a interação, professor, aluno e metodologia corroboram para um bom desempenho do aluno no mercado e que o apredizado vai além de currículos e diretrizes pré estabelecidas, onde é necessário levar em consideração também o contexto regional.
Número de páginas | 57 |
Edição | 1 (2014) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Brochura |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
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