Existe uma característica determinante na aplicação do conhecimento nas profissões das áreas tecnológicas, e em especial aos cursos das áreas das engenharias – nosso conhecimento logo é ultrapassado diante dos avanços tecnológicos e das demandas estabelecidas pelos usuários e contratantes de nossos serviços e produtos. O competitivo mercado de trabalho das engenharias exige o constante conhecimento das práticas, e dos métodos utilizados na prestação destes serviços. As normas técnicas sejam da Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR da ABNT ou similares internacionais devem ser conhecidas, entendidas e praticadas em cada projeto e em cada execução.
Pode-se citar como exemplo da velocidade de transformação dos arranjos técnicos na Engenharia Elétrica a edição das Normas:
ABNT NBR 16.527 – Aterramento para Sistemas de Distribuição;
ABNT NBR 16.690 – Instalações Elétricas de Arranjos Fotovoltaicos – Requisitos de Projeto;
ABNT NBR 5.419 – Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA); e
ABNT NBR 5.101 – Iluminação Pública: Procedimento.
Até então utilizávamos as normas da “BS EM/IEC - British Standards International Electrotechnical Commission” para entender estes temas e então elaborarmos nossos projetos de malha de aterramento, seletividade e coordenação da proteção em média e alta tensão e SPDA, eficiência energética, análise de qualidade de energia entre outros.
Agora com os investimentos em Energias Renováveis e Geração Distribuída – Usinas Fotovoltaicas, Eólicas e de Biomassa num cenário de eficiência energética que determina o rendimento maximizado dos sistemas, seja de iluminação pública – SIP e de climatização, aliado a Geração, Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica de excelente qualidade novas áreas do conhecimento da energia elétrica foram discutidas e novas especificações técnicas foram parametrizadas para constarem dos nossos projetos de proteção de sistemas elétricos e das metodologias para o executarmos.
Nesta obra incluímos um capítulo especial para conhecermos a metodologia para a coordenação e seletividade da proteção para parametrização do sistema de proteção de Usinas Fotovoltaicas. Assim como, iremos trabalhar com o conceito de eficiência energética objetivando a minimização das correntes e tensões espúrias – harmônicos que afetam o rendimento dos equipamentos eletroeletrônicos e das luminárias LED, efeitos que são minimizados com sistemas eficientes de malha de aterramento.
Dedicamos outro capítulo exclusivo para o gerenciamento dos riscos nos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas - SPDA com estabelece a nova versão da norma e revisamos o capitulo especifico ao dimensionamento destes Sistemas.
O objetivo desta obra é conciliar as normas técnicas ABNT NBR, as normas internacionais, as Resoluções da ANEEL, as especificações técnicas das concessionárias de energia elétrica – especialmente as da ENEL, sempre com o foco voltado em soluções e ferramentas práticas, para a elaboração de projetos e execução de instalações elétricas de baixa e média tensão.
Número de páginas | 316 |
Edição | 1 (2021) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.