Isaías Oliveira, 57 anos, jornalista com 35 anos de profissão (1976-2011), tendo exercido durante 20 anos atividades de assessoria de imprensa e cargos públicos. Durante os anos 70 militou na política de esquerda no MDB e foi articulista no jornal “A Notícia”, de Manaus, onde trabalhou dois períodos sob censura prévia.
Em 1977 participou da fundação da Sociedade de Defesa das Artes e das Tradições do Amazonas (Sepam) ao lado de artistas como os pintores Moacir Andrade e Afrânio de Castro, os poetas Jorge Tufic e Aníbal Beça, o escritor Anthístenes Pinto. Em 1981 escreveu, em parceria com o também jornalista Plínio Valério, “Sem Raízes”, uma crítica social ao modelo econômico Zona Franca de Manaus, peça encenada no mesmo ano no Teatro Amazonas.
Nos últimos anos tem-se dedicado ao estudo de temas amazônicos, sobretudo a cultura e o saber tradicional dos povos da floresta, com quem teve convívio desde a infância, nas viagens com o pai para extração de madeira nos confins da floresta e na juventude, como membro de grupos de caça e pesca na Amazônia.
Escrito há 13 anos, o romance “A Dimensão dos Encantados” é uma reflexão do autor encarnando dois personagens verdadeiros, pessoas que existiram no contexto da aventura e que realmente a viveram; e acreditaram em tudo o que viveram, criando, a partir dessa crença, uma verdade absoluta.
Além de A Dimensão dos Encantados possui pronto O Diário em Branco, e poemas e contos ainda por organizar para edição. A veia poética surgiu na convivência com o poeta Thiago de Mello, em seu retorno do exílio, de quem se tornou o primeiro novo amigo em sua chegada a Manaus.
Contato:
Nome: Isaías Nascimento de Oliveira.
End.: Rua Bagdá nº 6 – Lot. Campos Salles, Tarumã
CEP 69021-390 - Manaus/AM.
Tel.: (092) 8124-0749.
E-mail: [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.