Ensinando a ler sem si-la-bar

Alternativas Metodológicas

Por Teresa Maria Machado Borges

Código do livro: 733070

Categorias

Psicologia Cognitiva, Alfabetização, Psicologia, Educação

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 14 vezes desde 19/10/2024
Versão
ebook
€ 4,23
Leia em Pensática
Valor total:
€ 4,23
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

O ato de ler nos parece tão simples que muitas vezes não refletimos acerca de sua complexidade e das dificuldades das crianças na construção dessa competência, fundamental no mundo no qual vivemos.

O objetivo deste livro é o de ampliar essa discussão com os alfabetizadores, psicopedagogos, alunos do Curso de Pedagogia e demais profissionais da Educação, buscando elucidar a questão:

"por que, ainda nos dias atuais, a leitura silabada, fragmentada e automatizada faz parte das metodologias de ensino da leitura, com riscos de se criar o hábito da leitura vocalizada ou subvocalizada, presente em muitos adultos e crianças mais velhas?"

Com referência em estudos da Psicologia Cognitiva, das Ciências da Linguagem e da Neurociência aplicada à Educação, o leitor encontrará argumentos a favor da "leitura silenciosa" e contextualizada, desde os contatos iniciais do sujeito com a língua escrita, acompanhados de sugestões práticas para esse trabalho nas classes de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Busca-se, também, recuperar a função social da "leitura em voz alta", de forma a favorecer que além de aprender a ler as crianças possam aprender a gostar de ler!

Características

Número de páginas 308
Edição 2 (2024)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários