Uma língua é formada por variações linguísticas que a transformam e coexistem temporariamente ou definitivamente com ela tendo como principais variantes a diastrática, a diafásica e a diatópica; e o impacto micro e macro linguístico a sua área de alcance. Esse trabalho descreve cada uma dessas variantes e impactos como as bolhas sociolinguísticas apresentadas por Marcos Bagno e sua modificação segundo o estrato social na preleção de Saussure e Alencar na variação diastrática; a variação diafásica, também conhecida como variante coloquial, é apesentada por Vieira como àquela que é utilizada em comunicação informal, sem a preocupação com normas e padrões; a variação diatópica é aquela que apresentada por Santos como língua materna. A variação diatópica é a mais complexa das variantes devido sua interlocução com outros idiomas desenvolvendo composição de novas palavras, acréscimo de outras e coexistência com diversas comunidades, por exemplo as principais: línguas autóctones , Banto , quilombês , talian e pomerano .
O ensino da língua materna tem grande importância ao envolver-se em meio a perspectiva dos gêneros linguísticos: a dicotomia, a diacrônica, a diatópica e a diafásica. Cada gênero tem sua influência na linguagem, e desta forma necessitam de uma observação crítica ao trabalho de pesquisa; no qual sua pesquisa conduz a percepção da realidade do ensino em seu cotidiano. O pesquisador encontrar-se-á em duas necessidades: contínua atualização pedagógica e expertise diante das necessidades da turma e individuais. Relacionado aos gêneros linguísticos, este trabalho foi direcionado a pesquisa quanto aos gêneros linguísticos com a busca pela compreensão das diferenças linguísticas em âmbito macrossocial e microssocial, havendo diferença dicotômica em forma macrossocial, analisada em meio aos dialetos presentes na nação brasileira, e na forma microssocial, observância da presença da diversidade discente e diante dessas realidades, o docente de língua portuguesa tem o desafio de findar a discriminação diatópica (local de origem), diacrônica (geração a ser estudada ou ministrada), dicotomia (língua versus fala) e diafásica (variação de acordo com o contexto comunicativo). Os gêneros dicotomia e diafásico foram escolhidos por sua condição de utilização de forma descritiva e demonstrar plena comunicação social e o constante desafio para o ensino da língua materna: a valorização de cada dialeto e o ensino para seu uso no contexto familiar e social; como também, demonstrar a importância do aprendizado da língua normativa, ou padrão, para haver uma plena comunicação macrossocial e conformidade sobre documentos oficiais. Por fim, o docente tem a oportunidade de demonstrar que a língua materna é aquela que está viva no cotidiano de nossas vidas e cabe a linguagem normativa a orientação quanto a comunicação nacional; sendo ambas fundamentais para existência de uma eficiente comunicação.
Número de páginas | 78 |
Edição | 1 (2022) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Estucado Mate 150g |
Idioma | Português |
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