VAMOS LUTAR CONTRA A CORRUPÇÃO?
A palavra corrupção vem do latim corruptus e significa “quebrado em pedaços”. O verbo corromper significa “tornar pútrido”. A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.
A principal causa da corrupção
Os historiadores são unânimes em apontar a IMPUNIDADE como a principal causa da corrupção, sua principal raiz. Parece mesmo estar longe o dia em que um corrupto graúdo pagará por seus crimes.
Impunidade garantida
Não são raros os casos em que políticos são surpreendidos com dinheiro de origem duvidosa, da mesma forma como são quase inexistentes os casos em que, ao serem pegos, estes vão para a cadeia.
A impunidade é a causa número 1 do problema! Mas existem outros pontos importantes e que devem ser considerados.
- morosidade da justiça: geralmente o crime acaba prescrevendo antes de chegar à condenação;
- conivência da sociedade: políticos envolvidos em escândalos continuam em atividade. Em um país com tantas carências o eleitorado até se preocupa com a ética, mas tem uma série de preocupações mais urgentes na hora de definir seu voto.
- “caixa dois” nas campanhas: nos últimos anos os políticos passaram a usar o “caixa dois” para justificar qualquer flagrante de corrupção em uma tentativa de reduzir a punição;
- políticas anticorrupção: em seus discursos os políticos priorizam o combate à corrupção, mas deixam o tema de lado quando chegam ao poder;
- falta de informação: o eleitor médio brasileiro tem pouco acesso à informação de qualidade, não se interessa por política e escolhe seu candidato apenas às vésperas da eleição, priorizando aqueles que lhe prestam algum favor;
- falta de renovação: os partidos são comandados pelos mesmos grupos há mais de uma década que cuidam dos cargos como se estes fossem patrimônio pessoal e dificultando o surgimento de novas lideranças.
Para exemplificar, citamos alguns casos de corrupção que a justiça brasileira ainda não resolveu: fortuna no armário, propina nos correios, dinheiro na cueca, dízimo milionário, os aloprados, mensaleiros e outros.
No Brasil nunca um político ou funcionário publico foi processado por crimes, apenas são aposentados com gordas aposentadorias. Isto se dá também pela corrupção generalizada, leis feitas por eles para beneficiar apenas a si mesmos. Os corruptos se cercaram de leis que os tornam quase que inatingíveis, dando a eles o poder de roubar o dinheiro público sem que sejam punidos.
Por onde anda a nossa juventude, que na era Collor saiu às ruas vestindo roupas negras e pintando o rosto em sinal de luto contra a corrupção?
Onde estão os jovens “caras pintadas”? Onde estão os jovens idealistas, independentes e lutadores, que têm orgulho de seu país?
Os jovens não podem se acomodar diante do estado atual de coisas. O nosso Brasil precisa de uma juventude forte e atuante, que saiba o que quer e tenha vontade própria; que defenda os direitos da sociedade e não só de si mesmo.
Em um passado não muito remoto os jovens estudantes denominados “caras pintadas” saíram de suas casas para lutar pelos seus direitos (movimentos estudantis) e conseguiam o que queriam. Eles sempre lutavam por uma sociedade mais justa e democrática.
Vamos sair às ruas novamente e protestar contra a corrupção e também por uma JUSTIÇA MAIS JUSTA.
ISBN | 9788540011113 |
Número de páginas | 134 |
Edição | 1 (2014) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.