A Transformação das Autoescolas em Instituições de Ensino

Proposta de Mudança Organizacional Para os Centros de Formação de Condutores a Partir dos Princípios da Análise do Comportamento

Por Elaini Karoline Russi

Código do livro: 296508

Categorias

Educação, Psicologia, Transporte, Psicologia Aplicada, Psicologia Organizacional & Industrial, Psicologia Social

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 1181 vezes desde 21/08/2019
Versão
impressa
Indisponível
€ 6,20
Versão
ebook
€ 6,20
Leia em Pensática
Valor total:
€ 16,83
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

Embora o CONTRAN estabeleça as normas e procedimentos sobre o processo de formação de condutores, há estudos realizados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV, 2014) que evidenciam uma discrepância entre aquilo que está previsto por meio das Resoluções e o que de fato está ocorrendo no processo de formação de condutores de veículo automotores. O que se tem percebido é que na grande maioria, a formação de condutores ainda está voltada para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (Hoffmann, 2005), ignorando o desenvolvimento de comportamentos seguros no Trânsito.

Dessa realidade surge a necessidade de produzir conhecimento científico e técnico que possibilite a proposição de intervenções profissionais a fim de transformar as antigas autoescolas em Centros de Formação de Condutores - CFCs. Para intervir no processo de formação de condutores de veículos automotores é preciso primeiro intervir sobre esse tipo de organização responsável por realizar esse processo. Portanto, propor uma mudança organizacional para os CFCs a partir da perspectiva da Análise do Comportamento é uma alternativa para transformar as autoescolas em reais Instituições de Ensino.

Características

ISBN 978-65-900-4100-5
Número de páginas 264
Edição 1 (2019)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Estucado Mate 90g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Fale com o autor

Elaini Karoline Russi

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialização em Psicopedagogia clínica-institucional pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Possui o título de Especialista em Psicologia no Trânsito. Observadora certificada 2019 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Atuou como psicóloga em instituição de ensino voltada para formação de condutores (centro de formação de condutores). Atualmente é psicóloga da CDACtran (Centro de Desenvolvimento e Aprimoramento de Comportamentos no Trânsito). Tem experiência com programação de contingências para o desenvolvimento de comportamentos (programação de ensino), análise do comportamento nas organizações e psicologia no trânsito. Tem interesse em trabalhar em instituições de ensino superior e nas organizações voltadas para área do Trânsito.

Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
€ 7,35
Impresso
€ 10,26
Ebook
€ 4,23
Impresso
€ 7,65
Ebook
€ 4,23
Impresso
€ 9,92
Ebook
€ 5,61
Impresso
€ 9,32
Ebook
€ 5,22
Impresso
€ 8,24
Ebook
€ 4,23
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

1 comentários
mauricio gomes de andrade
Terça | 29.10.2019 às 19h10
Gostei muito do livro. Tem ajudado muito no controle de qualidade do CFC e na organização geral da empresa. Tem também ajudado muito a entender a responsabilidade e o objetivo social da empresa, ou seja, o que a sociedade espera de um CFC. Contriibuiiu muito no entendimento de como acontece o processo de "Ensino - Aprendizagem".