A educação matemática na contemporaneidade brasileira

possíveis contribuições dos métodos pedagógicos de Pestalozzi e Herbart

Por Leilane Virgínia Vieto Penariol

Código do livro: 489225

Categorias

Educação, Ciência

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 312 vezes desde 09/10/2022
Versão
impressa
€ 10,82
Aproveite!
Valor total:
€ 10,82
€ 8,82
* Não inclui IVA.
Versão
ebook
€ 4,23
Leia em Pensática
Valor total:
€ 8,82
* Não inclui IVA.
Este livro pode estar à venda em:

Sinopse

Neste trabalho, a pesquisadora Leilane Virgínia Vieto Penariol registra o resultado do estudo realizado em 2022 para o desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática da Faculdade Campos Elíseos – FCE.

O contexto em que se encontra imersa a educação nacional torna necessária a contínua reflexão e o debate sobre a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática.

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) demonstram que o nível de aprendizagem na disciplina caiu a patamares de cinco anos atrás durante a pandemia de Covid-19.

Os desafios do ambiente escolar para superar o retrocesso identificado pela avaliação em matemática, exigem a adoção de estratégias pedagógicas que permitam o pleno desenvolvimento discente.

Neste trabalho o objetivo a pesquisadora analisa como os métodos desenvolvidos por Pestalozzi e Herbart podem contribuir para melhorar a aprendizagem.

Para desvelar a problemática contemplada na finalidade da pesquisa ela parte de uma hipótese que os métodos pedagógicos desenvolvidos pelos teóricos consignam princípios essenciais para a educação democrática, uma vez que proporciona uma postura ativa dos estudantes, privilegiam a curiosidade e podem estimular a criatividade no processo formativo.

Com o uso de um delineamento metodológico que utilizou a pesquisa bibliográfica, com a consulta de livros e periódicos, e a pesquisa telematizada, via internet, que permitiu o acesso a materiais atualizados, avaliações institucionais e estatísticas, este trabalho permite concluir que nos trabalhos de Pestalozzi e Herbart encontram-se premissas base para proporcionar um ensino contextualizado, conectado com a realidade, pessoal e social, com priorização de conteúdos que estejam presentes no cotidiano dos discentes.

Características

ISBN 9786500544107
Número de páginas 84
Edição 1 (2022)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Ahuesado 80g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]

Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
de € 7,28
€ 5,28
Impresso
de € 7,51
€ 5,51
Ebook
€ 4,23
Impresso
de € 7,29
€ 5,29
Impresso
de € 8,86
€ 6,86
Ebook
€ 3,89
Impresso
de € 7,44
€ 5,44
Ebook
€ 3,24
Impresso
de € 11,65
€ 9,65
Ebook
€ 11,03
Impresso
de € 9,07
€ 7,07
Ebook
€ 3,24
Impresso
de € 9,65
€ 7,65
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários