Criada no interior de uma fazenda de café na cidade paulista de Sarutaiá ( SP), Cristina Brisola teve aos 12 anos sua primeira experiência trabalhando nas colheitas de milho, cana , feijão e café, além de ter executado funções de capina e adubamento do café.
Aos 15 anos, passou a cozinhar para famílias de colonos da fazenda e seu interesse pela arte culinária e pela cultura que se relacionam com as festas, indumentárias e a comida do povo simples do Brasil, levou-a a trabalhar e pesquisar cultura popular por várias cidades, até que aos 20 anos, chegou à Londrina. Antes disso, havia promovido reuniões com filhos de colonos, com o objetivo de provocar o resgate daquela cultura popular, que aos poucos parecia se perder em meio à influência das modas e da televisão, que apresentava a vida urbana.
Em Londrina ( PR ), fixou-se desde 1996, atuando como cozinheira e orientadora de noções de etiqueta, cultura e costumes populares e pratos típicos do Brasil para funcionários de empresas e empregados domésticos. Fez também diversos cursos de culinária ( peixes,doces, salgados, bolos e comidas típicas do Brasil) em instituições como SESC, SENAC , Embrapa e participou de cursos de extensão para a comunidade ( cultura e tradições populares) da UNOPAR/Universidade Norte do Paraná e UNIFIL/Universidade Filadélfia, entre os anos de 2000 e 2006.
Entre suas atividades mais recentes, incluem-se oficinas destinadas a adolescentes e jovens com temáticas que envolvem a história do café e sua variedade de receitas, o reaproveitamento e economia de alimentos, higiene e a qualidade de vida a partir da culinária e da valorização da cultura no meio em que vivemos.
De 2005 a 2008, coordenou o projeto ”História na mesa” com 180 mulheres de várias faixas etárias, com referencialização histórica e cultural, a partir da culinária popular, trabalhando reaproveitamento de alimentos, criação de pratos, higiene e economia doméstica, inclusive para crianças.
Em agosto de 2005, foi finalista no Concurso para escolha do prato típico de Cornélio Procópio (PR), promovido pela Secretaria Municipal de Turismo desta cidade. Além disto, recebeu o Diploma no V Concurso Latino Americano de Empreendimentos Sociais liderados por Mulheres, em São Paulo, promovido pela Rede Mulher de Educação e foi visitada por representante do CENPEC/Prêmio Cultura Viva, dentro do concorrente ao Prêmio: o Programa Rede Cidadania, em novembro de 2007.
A escritora também recebeu em 06/03/2006, Voto de Louvor da Assembléia Legislativa do Paraná pela importância de seu trabalho para a valorização da cultura paranaense.
E-mail: [email protected]
Páginas na internet:
www.historianamesa.nafoto.net
www.historianamesa.blogspot.com
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.